Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
No início do século XX Taylor inicia a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. Daí a ênfase na divisão do trabalho, uma vez que as tarefas do cargo e seu ocupante constituem a unidade fundamental da organização. O foco era voltado para o método de trabalho, para os movimentos e otempo padrão necessários a execução de determinada tarefa. Esse cuidado analítico permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT).
A Administração Científica é, acima de tudo, uma corrente de ideias desenvolvidas por engenheiros que procuravam elaborar uma engenharia industrialdentro de uma concepção pragmática.
 
 

Biografia
Frederick Winslow Taylor nasceu na Filadélfia em 20 de março de 1856 em uma família de classe alta. Seu pai, Franklin Taylor, era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação de cunhoreligioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Aos 29 anos, Taylor completa sua faculdade de engenharia mecânica no Stevens Intituite of Technology, em New Jersey, enquanto trabalha em tempo integral. Outro feito de Taylor foi a conquista do torneio de duplas de tênis “Us LawnTennis Association” utilizando uma raquete por ele projetada.
A vida profissional de Taylor começou como aprendiz em uma fábrica – uma experiência que influenciou tudo o que fez adiante. Em seguida trabalhou da siderúrgica Midvale Steel Works, na Filadélfia, onde se tornou engenheiro chefe. O mais importante cliente de Taylor foi Bethlehem Iron Company, mais tarde conhecida como Bethlehem SteelCompany. Taylor e outro graduado da Stevens fizeram da Bethlehem a fábrica mais moderna do mundo e protótipo potencial para outros tipos de indústrias. Seu plano dinâmico de produção, além de análises de tempo real de produção diária e de custos, assim como um moderno sistema de contabilidade, reduziram o número de trabalhadores de 500 para 140, ao mesmo tempo em que dobrou a produção.
Apesar de seusfeitos impressionantes, Taylor fez muitos inimigos, especialmente entre a média e alta gerência. Alguns gerentes eram também donos de terras e quando Taylor reduziu a força de trabalho acharam que ele fosse acabar com a população de South Bethlehem. Ironicamente, foi exatamente para isso que eles o haviam contratado, mas acharam que nunca conseguiria. Os trabalhadores demitidos logo foramabsorvidos por outras indústrias. Taylor foi demitido em maio de 1901 da Bethlehem após disputas com a nova gerência.
Após Bethlehem, Taylor jamais voltaria a ter um emprego convencional. Empenhado em divulgar suas ideias, o consultor viajava dando palestras, conquistando cada vez mais adeptos. Em 1908, quando Harvard criou um dos primeiros cursos de Administração de Empresas, baseou parte do currículo noTaylorismo. Quando seus métodos chegaram às fábricas de armas, aconteceu o de sempre: os trabalhadores se revoltaram. Eles acabaram organizando greves e – como armas sempre foram a prioridade dos Estados Unidos – a confusão atraiu a atenção do congresso. Em 1912, Taylor foi convocado a ir diversas vezes para Washington e explicar seu sistema de gestão a um comitê de deputados.
As idas à capitaltornaram Taylor ainda mais famoso, mas o deixaram exausto. Em 1915, ele pegou uma pneumonia. Comemorou seu 59º aniversário sob uma cama de hospital. Morreu na madrugada do dia seguinte. Deixou uma viúva, Louise Spooner, três filhos adotivos, Kempton, Robert e Elizabeth, e princípios que continuariam sendo aplicados ao redor do mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Obras:
Shop...
tracking img