Taxa selic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BC mantém juros estáveis pela 1ª vez no governo Dilma

Folha de S. Paulo - 29/11/2012





Decisão encerra o mais agressivo ciclo de corte na taxa desde a adoção das metas de inflaçãoGUSTAVO PATU SHEILA D"AMORIM









Com a inflação acima da meta oficial e a recuperação da economia ainda incerta, o Banco Central optou, pela primeira vez no governo Dilma Rousseff,por manter estável sua taxa de juros.

A Selic, que serve de base para o rendimento das aplicações financeiras e o custo dos empréstimos bancários, continuará em 7,25% ao ano, menor percentual desdesua criação, em 1986.

Nas cinco primeiras reuniões sob o governo Dilma, o BC, comandado por Alexandre Tombini, elevou os juros.

A decisão de ontem, esperada pelo mercado e tomada unanimementepelos diretores do BC, explicita o fim do mais agressivo e surpreendente ciclo de afrouxamento da política monetária desde a adoção do regime de metas de inflação, em 1999.

Foi a primeira vez em queos juros foram cortados mesmo sem sinais palpáveis de desaceleração da alta dos preços, que se manteve acima dos 4,5% anuais oficialmente almejados.

De agosto do ano passado para cá, a taxa real(acima da inflação) caiu de 7% para menos de 2% ao ano, o menor patamar desde o Plano Real, mas ainda acima do padrão no mundo desenvolvido.

Houve uma ligeira alta dos juros reais agora, de 1,7% para1,8%, devido ao recuo das projeções de mercado para a variação futura do IPCA.

Apesar do estímulo inédito, a reação do consumo e, principalmente, dos investimentos ficou muito aquém dasexpectativas. No total, a atividade econômica ficou praticamente estagnada da segunda metade de 2011 à primeira deste ano.

Os primeiros números favoráveis do PIB, relativos ao terceiro trimestre, serãodivulgados amanhã pelo IBGE.

No entanto, as obras de infraestrutura e as compras de equipamentos destinados à ampliação da capacidade produtiva terão, pelas previsões gerais, a quinta queda trimestral...
tracking img