Otica geometrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-FÍSICAÓPTICA GEOMÉTRICA

ÓPTICA GEOMÉTRICA
Renan Schetino de Souza

109

-FÍSICAÓPTICA GEOMÉTRICA
Introdução à Óptica Geométrica Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos luminosos, bem como suas propriedades. Os fenômenos estudados em Óptica Geométrica podem ser descritos com a simples noção de raio de luz e alguns conhecimentos de geometria. Assim, para representargraficamente a luz em propagação, como por exemplo, a emitida pela chama de uma vela, utilizamos a noção de raio de luz. Raios de luz são linhas orientadas que representam a direção e o sentido de propagação da luz

A cor de um objeto Quando um objeto é iluminado com luz branca, ele absorve algumas cores e reflete outras. A cor do objeto é determinada pelas cores que ele reflete. Assim, por exemplo, umobjeto é dito verde porque ao ser iluminado com luz branca ele reflete a luz verde e absorve todas as demais cores. Logo, um corpo que se apresenta branco, reflete as luzes de todas as cores. Um corpo negro absorveas totalmente. Meios Transparentes: Permitem a passagem de luz. Os objetos são vistos com nitidez. Ex: vidro comum, água em pequenas camadas e o ar. Translúcidos: permitem a passagemparcial da luz, ocasionando a formação de uma imagem sem nitidez. Ex: vidro fosco, papel de seda e papel vegetal, etc. Opacos: não permitem a passagem de luz. Ex: madeira e concreto. Princípio da propagação retilínea da luz

 

Velocidade da luz no vácuo: c = 3 x10 m/s (300.000 km/s) Ano luz: distância que a luz percorre em um 12 ano: 9,46 x10 km.

8

Fontes de luz Fontes primárias São oscorpos que emitem luz produzida por eles mesmos (corpos luminosos). Ex: O Sol, a chama de uma vela, lâmpadas elétricas, etc. Fontes secundárias São os corpos que reenviam para o espaço a luz que recebem de outros corpos (corpos iluminados). Ex: Lua, parede, roupas, etc. Conforme a fonte, a luz pode ser: Simples ou monocromática De uma só cor. Ex: luz amarela emitida por vapor de sódio incandescente.Composta ou policromática Resulta da superposição de luzes de cores diferentes. Ex: luz branca emitida pelo sol que é a superposição de sete cores principais: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A projeção da sombra de um corpo sobre um anteparo evidencia que a luz se propaga em linha reta. Nos meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta. A propagaçãoretilínea da luz é facilmente observável quando a luz do Sol penetra entre as árvores de uma floresta.

110

-FÍSICAÓPTICA GEOMÉTRICA

111

-FÍSICAÓPTICA GEOMÉTRICA
Quando a fonte de luz é extensa, a região onde ocorre a sombra é envolta por uma região parcialmente iluminada, denominada penumbra.

http://newalriadaexpress.blogspot.com/2007/03/o-homem-olhando-lua-sumir.html (Acessado em18/01/12) Câmara escura de orifício É uma caixa de paredes opacas, possuindo uma delas um pequeno orifício por onde a luz do objeto iluminado passa formando uma imagem invertida na parede oposta ao orifício.

Princípio da reversibilidade dos raios de luz A trajetória seguida pela luz independe do sentido de percurso.

A relação entre a altura do objeto (o), a altura da imagem (i), a distânciado objeto à câmara (p) e o comprimento da câmara (p’) é:

i p'  o p
112

-FÍSICAÓPTICA GEOMÉTRICA
Princípio da independência dos raios de luz Quando raios de luz se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros não existissem. Leis da reflexão Seja um raio de luz refletido por uma superfície refletora ou espelho.

Os raios de luz se cruzam e continuam a se propagar como senada tivesse ocorrido. Reflexão da luz A luz, ao incidir sobre um objeto, pode ser refletida de duas maneiras: Reflexão regular  O feixe de raios paralelos retorna mantendo o paralelismo. É o que acontece sobre a superfície plana de um metal.  o raio refletido, a normal e o raio incidente estão situados no mesmo plano. o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência: r = i. Espelhos planos...
tracking img