Otica geometrica na agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nesse seminário de Física, o estudo se enfoca na Ótica Geométrica, com os conceitos dos seguintes tópicos, Propagação Retilínea, sombra penumbra, reflexão luminosa em espelho plano, lei de reflexão luminosa, refração luminosa e na aplicação na agronomia.

Ótica Geométrica
Conceitos:
Preocupa-se em analisar o que ocorre quando o agente físico luz,incidee (ou) se propaga em sistemas ópticos (espelhos, placas de vidro, lentes). Os raios luminosos curvilíneos ou retilíneos a qual associamos uma propagação de luz, cujo sentido será indicado por uma reta. Pincel de luz é e região do espaço onde a luz se propaga.
Fontes de luz são corpos que enviam luz ao espaço, produzindo essa luz (corpos luminosos-como o Sol) ou os que não produzem a luz queenviam (corpos iluminados-como a lua). Assim, a lua recebe luz do sol e envia parte desta luz a terra. Seus conceitos são bastante relativos. Um palito de fósforo, por exemplo, passa de corpo iluminado (quando apagado) a corpo luminoso (as acender).
Qualquer corpo só tem significado para a óptica ao enviar luz aos nossos olhos.
Transparência, translucidez e opacidade:
As substancias encontradas nanatureza se comportam de diferentes maneiras em relação a propagação da luz.
Em meio transparente: permitindo a propagação da luz e a visualização nítida da forma da fonte.
Em meio translúcido: permitindo a propagação da luz, mas não a visualização nítida da forma da fonte.
Em meio opaco: não permitindo a propagação da luz.
Meio homogêneo:em meios materiais cujas propriedades são sempre as mesmas em qualquer ponto.
Tais conceitos também variam, o papel celofane é um feliz exemplo, somente uma folha é um meio transparente, algumas folhas um meio translúcido e um pacote espesso de folhas se torna um meio opaco.

Propagação Retilínea
Conceito imprescindível no estudo da óptica geométrica. Consiste em analisar o comportamento da luz. Observando os feixes de luz, foi verificado que eles sepropagam em linha reta, quando em meio transparente e homogêneo. Esse principio explica o aparecimento da sombra (região do espaço desprovida de luz). Tais sombras são geometricamente semelhantes e definicas pelo contorno do corpo que as originou. E somente em meios não-homogêneos é que a luz pode descrever "curva".
Há vários exemplos que comprovam esse principio, um é quando observamos o caminhopercorrido pela luz que sai de um projetor de filmes, ou a de um farol de carro mesmo com as curvas da estrada.
Tais conceitos permitem que o Princípio da Propagação Retilínea da luz estabeleça uma relação matemática para determinar o tamanho e a posição da sombra de um objeto opaco projetada em um anteparo. Com a semelhança entre os triângulos formados, podemos usar uma expressão:
d/x = D/(x+y), Onde: 
d é o diâmetro da esfera opaca. 
D é o diâmetro da sombra projetada. 
x é a distância entre a fonte de luz e a esfera opaca.
y é a distância entre a esfera opaca e o anteparo no qual a sombra está projetada.

Sombra e Penumbra
A sombra é definida como uma região onde há ausência parcial de luz, que ocorre pela existência de um objeto posto a frente da luz impedindo suapassagem através dele proporcionando a sombra. A luminosidade apresentada pela sombra é proporcional à opacidade do objeto, sobre o qual a luz esta incidindo.

A penumbra Trata-se de um ponto de transição entre a luz e a sombra. Imagine um corpo sendo iluminado por uma fonte de luz extensa. Com esse acontecimento teremos regiões que não serão atingidas pelos raios luminosos, são as sombras,e regiões que serão atingidas por apenas alguns raios de luz, essa é a região de penumbra.

Reflexão da Luz: Espelho Plano
Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.
O Ponto imagem virtual (PIV) é o prolongamento do raio refletido, imaginando o objeto atrás do espelho. Nos espelhos planos, o objeto e a respectiva imagem têm sempre naturezas...
tracking img