Normas abnt resumidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS


Pesquisadores e cientistas têm procurado chegar a respostas sobre os variados objetos de pesquisa. O certo é que não exista tipos de pesquisa, métodos e técnicas ao certo, e sim uma combinação de métodos associado aos diferentes tipos de pesquisa.

2.1 Modalidade de pesquisas

As pesquisas podem ter asseguintes aplicações.

2.1.1 Quanto a finalidade

a) pesquisa básica: desenvolvimento de conhecimentos novos, sem preocupação de aplicações práticas.
b) pesquisa aplicada: geração de conhecimentos com aplicações práticas de problemas específicos. Essas pesquisas vemos regularmente em televisão, cientistas fazendo teste por exemplo para encontrar a cura para um certo tipo de doença.

2.1.2 Quanto aoobjetivo

a) pesquisa exploratória: utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado.
b) pesquisa descritiva: tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência.
c) pesquisa explicativa: essa pesquisa explica a razão, o porquêdos fenômenos, por exemplo, ela pega um objeto de estudo e as variações que ocorrem com ele e vai relacionar essa variação com o objeto, o porque dessas variações.

2.1.3 Quanto a abordagem do problema

a) pesquisa quantitativa: trabalha com dados que não podem ou não têm como serem medidos, como por exemplo, crenças, valores, atitudes.
b) pesquisa qualitativa: essa pesquisa utiliza dadosque exigem cálculos, estatísticas, etc. Por exemplo, a pesquisa eleitoral.

2.1.4 Quanto às técnicas e procedimentos utilizados

a) pesquisa bibliográfica: desenvolvida a partir de material já elaborado na forma de livros artigos e outros, como por exemplo trabalhos escolares que exigem uma fundamentação teórica.
b) pesquisa documental: é aquela realizada a partir de documentos contemporâneosou arquivo em órgãos públicos. Essa pesquisa pode ser realizada em fontes como cartas, pareceres, fotografias e etc.
c) pesquisa experimental: procura entender de que modo ou por que causas os fenômenos são produzidos. Um exemplo são os testes químicos produzidos em laboratórios.
d) levantamento: coleta de informações, como por exemplo o censo populacional.
e) pesquisa participante: é umapesquisa que envolve a comunidade na análise de sua própria realidade, como por exemplo, seus valores.
f) pesquisa-ação: pesquisa de caráter participativo entre pesquisador e pessoas envolvidas, com o objetivo de uma contribuição a mudanças sociais.
g) estudo de caso: é quando algo precisa ser investigado, especialmente quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextoscomplexos, envolvendo diversos fatores.

2.2 Métodos científicos mais utilizados


É essencial a escolha e aplicação corretamente de um método científico para que possamos ter a certeza de que o conhecimento adquirido de um determinado fenômeno é verdadeiro.
Vejamos as principais etapas do método científico:
a) observação: através dos sentidos observar o que, como, porque são osfenômenos;
b) formulação de um problema: questionamento sobre o fenômeno observado;
c) informações adicionais: pesquisas de informações sobre o fenômeno;
d) hipóteses: afirmações provisórias sobre o estudo;
e) experimentação: verificação dos resultados;
f) análise: exame dos dados coletados que serão encaminhados para a aceitação ou rejeição;
g) conclusão: resultado final.

2.2.1 Método indutivoÉ o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. Por exemplo: Antônio é mortal, Pedro é mortal, Maria é morta ..., logo pode-se concluir que todos os seres humanos são mortais.

2.2.2 Método dedutivo

É a investigação de um fenômeno através de premissas universais. Por exemplo: todo número par é divisível por 2.

2.2.3 Método...
tracking img