Normas abnt resumidas

2 O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS


Pesquisadores e cientistas têm procurado chegar a respostas sobre os variados objetos de pesquisa. O certo é que nãoexista tipos de pesquisa, métodos e técnicas ao certo, e sim uma combinação de métodos associado aos diferentes tipos de pesquisa.

2.1 Modalidade de pesquisas

As pesquisas podem ter asseguintes aplicações.

2.1.1 Quanto a finalidade

a) pesquisa básica: desenvolvimento de conhecimentos novos, sem preocupação de aplicações práticas.
b) pesquisa aplicada: geração de conhecimentos comaplicações práticas de problemas específicos. Essas pesquisas vemos regularmente em televisão, cientistas fazendo teste por exemplo para encontrar a cura para um certo tipo de doença.

2.1.2Quanto ao objetivo

a) pesquisa exploratória: utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendoinvestigado.
b) pesquisa descritiva: tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência.
c) pesquisa explicativa: essa pesquisa explica a razão, oporquê dos fenômenos, por exemplo, ela pega um objeto de estudo e as variações que ocorrem com ele e vai relacionar essa variação com o objeto, o porque dessas variações.

2.1.3 Quanto a abordagemdo problema

a) pesquisa quantitativa: trabalha com dados que não podem ou não têm como serem medidos, como por exemplo, crenças, valores, atitudes.
b) pesquisa qualitativa: essa pesquisa utilizadados que exigem cálculos, estatísticas, etc. Por exemplo, a pesquisa eleitoral.

2.1.4 Quanto às técnicas e procedimentos utilizados

a) pesquisa bibliográfica: desenvolvida a partir dematerial já elaborado na forma de livros artigos e outros, como por exemplo trabalhos escolares que exigem uma fundamentação teórica.
b) pesquisa documental: é aquela realizada a partir de documentos...