Taxa minina de atratividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE (TMA)

Os autores Casarotto Filho e Kopittke (2010 p. 42), relatam que “a TMA é a taxa a partir da qual o investidor considera que está obtendo ganhos financeiros”.Ainda completam que é uma taxa associada a um baixo risco e alta liquidez, afirma que qualquer sobra de caixa pode ser aplicada na TMA, e que uma das formas de analisar um investimento é comparar a TIRcom a TMA do investidor.

RISCO DO NEGÓCIO

De acordo com Calôba e Motta (2002, p. 246), “o conceito de risco aparece intuitivamente devido a nossa percepção de uma incerteza futura, nossaincapacidade de saber o que nos reserva o futuro em resposta a uma decisão tomada no presente”. Conforme os autores, toda ação é arriscada, desde cruzar uma rua até a construção de uma empresa. Açõescomuns como atravessar uma rua, não são geralmente arriscadas, porem, a construção de uma empresa pode ter riscos significativos.
Para completar Gitmann (2010, p. 202) explica que “risco é aprobabilidade de perda financeira ou, mais formalmente a variabilidade dos retornos associados a um dado ativo”.

CUSTO DE OPORTUNIDADE

De acordo com Gitmann (2010, p. 331), o custo de oportunidade “são osfluxos de caixa que poderiam ser realizados por meio do melhor uso alternativo de um ativo pertencente à empresa”. Afirma que esse fluxo de caixa não será realizado por causa do emprego do ativo noprojeto escolhido. Relata que “quaisquer custos de oportunidade devem ser incluídos como saídas de caixa ao determinar os fluxos de caixa incrementais de um projeto”.

LIQUIDEZ DO NEGÓCIO

Deacordo com Gitmann (2010, p. 51) que “liquidez de uma empresa é medida em termos de sua capacidade de saldar suas obrigações de curto prazo á medida que se tornam devidas”. Ainda completa que liquidezdiz respeito a da posição financeira geral da empresa, com isso mostra a facilidade que a empresa tem de pagar suas contas em dia. Conforme o autor a empresa que precede as dificuldades financeiras...
tracking img