Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O presente artigo pretende demonstrar por meio de suas aplicações nas comparações de fluxo de caixa de investimentos mutuamente exclusivos e investimentos independentes, os principais métodos utilizados na análise de investimentos, ou seja, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR).

Abordamos também, o uso de “playback” descontado, que é apenas um indicadoradicional os métodos VPL e TIR, e avalia o tempo de retorno do projeto.

Palavras-chave: Investimentos. Fluxo de caixa.

Introdução

Um investimento significa uma aplicação de recursos financeiros em um ativo, do qual se espera um retorno superior ao custo. Para que a comparação de investimentos possa ser realizada é exigido um referencial, que é a taxa mínima de atratividade do investidor,denominada imin.

A taxa mínima de atratividade (TMA) é uma taxa de juros que representa o mínino que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que um tomador de dinheiro se propõe a pagar quando faz um financiamento. A TMA denominada imin, pode variar durante o tempo e é considerada pessoal e intransferível, pois a propensão ao risco varia de pessoa parapessoa, sendo assim, não existe fórmula matemática para calculá-la. Consideramos que em qualquer situação um investidor aplique seu capital em uma alternativa Z, e já que a TMA representa a taxa interna de retorno da alternativa Z, esta pode ser escrita da seguinte forma: VPLz(imin)=0.

Dependendo das características do projeto e da unidade de negócios da empresa a que este pertença, dentro deuma mesma empresa pode haver mais de uma taxa mínima de atratividade. O “playback” descontado (PBD) é o período de tempo exato necessário para a empresa recuperar seu investimento no projeto, a partir do desconto no valor presente de suas entradas de caixa incrementais somadas. Denominado também de Período de Recuperação do Investimento (PRI) ou Tempo de Retorno do Capital (TRC).

O cálculodo PRI descontado é feito de acordo com a fórmula abaixo:

PRI = limite inferior do intervalo + [pic]

Para o período de playback descontado ser aceito, este tem que ser menor do que o período máximo aceitável determinado pela empresa se for maior, rejeita-se o projeto. No caso de projetos mutuamente excludentes, seleciona-se aquele que apresentar o menor PRI descontado.

Para trazer ovalor presente todas as entradas de caixa incremental usam-se o método do VP do projeto.

Ex:

[pic]

PRIa = 4 + [pic] =PRIa= 4,26 anos=REJEITADO,o período é maior que o aceitável.

Ex:

[pic]

PRIb= 3+[pic] =PRIb= 3,54 anos=ACEITO,o período é menor que o aceitável.

O valor presente líquido (VPL), na análise de investimentos é calculado como sendo a diferença entre o valorinicial investido no projeto e o valor presente dos fluxos de caixa projetados deste mesmo projeto. O VPL é uma autêntica medida de custo/benefício do investimento, pois revela o ganho líquido da empresa com o projeto.

Consiste em trazer para um instante considerado inicial (data zero), o valor de todas as variações do fluxo de caixa esperado (recebimentos e desembolsos), descontando a taxamínima de atratividade a este valor na data zero e somado o investimento inicial, se o valor for positivo, a proposta é atrativa, e quanto maior for o valor positivo, mais atrativo é a resposta.

O VPL para fluxos de caixa uniformes pode ser calculado através da seguinte fórmula:

VPL[pic] Onde: t=quantidade de tempo que o capital foi investido no projeto.N= duração total do projeto
I= custo do capital
FC= fluxo de caixa naquele período

Se a saída do caixa é apenas o investimento inicial, a fórmula pode ser escrita desta maneira:

VPL= [pic] Onde: CJ= valor atual dos custos...
tracking img