Taxa de juros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É espantosa a histeria desatada pela decisão do Banco Central de reduzir a taxa de juros.
Histeria não pela redução em si, que, a esse respeito, as opiniões se dividem. Lembra até velha piada sobreeconometria, mas que vale para a economia em geral. É assim: dois econometristas saem para caçar patos. O primeiro atira e erra por meio metro à direita. O segundo atira, erra por meio metro àesquerda e grita: acertamos.
Pois é, palpite de economista é assim, quase sempre e com exceções que apenas confirmam a regra.
No caso dos juros, a histeria se deu porque grande número de economistas ecolunistas de economia decretaram que a decisão do BC equivale a sepultar a independência do Banco Central, o que seria, na opinião dessa turma, uma tragédia de proporções bíblicas. Bobagem.
A influênciada taxa de juros na inflação, no consumo, no investimento e no crescimento da economia funciona da seguinte forma:

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter ainflação sob controle. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Este aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada paraatender esse maior consumo. Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento --que ficam mais custosos--, a economia desacelera e evita-se que os preços subam --ouseja, que ocorra inflação.
Com a redução da taxa básica de juros (Selic), o BC também diminui a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, começa a "sobrar" um pouco mais dedinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo. Se a taxa sobe, ocorre o inverso.
É por isso que os empresários pedem corte nas taxas, paraviabilizar investimentos. Nos mercados, reduções da taxa de juros viabilizam normalmente migração de recursos da renda fixa para a Bolsa de Valores.
Em um cenário normal, é também por esse motivo que...
tracking img