Taxa de cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Relação da Taxa de Câmbio nas Exportações e Importações


A correlação entre o comportamento da taxa de câmbio e o saldo comercial, demonstra a grande importância desta variável para o comercialexterior brasileiro. Os movimentos de desvalorizações na taxa de câmbio estão sempre associados com ganhos de saldo comercial, enquanto que períodos de grandes valorizações cambiais acabam porrefletir em redução de tais saldos, senão déficits comerciais. A taxa de câmbio foi e continua sendo relevante para explicar o comportamento das exportações brasileiras.
A valorização cambialtorna as importações mais baratas. São necessários menos reais para adquirir os dólares com os quais se compram os produtos estrangeiros. A demanda por produtos importados aumenta na medida em que estesficam mais baratos em reais.
Se a valorização cambial deixa as importações mais baratas, as exportações ficam mais caras. Os preços dos produtos nacionais tornam-se mais caros em dólar. Osimportadores desembolsarão mais dólares para adquirir produtos brasileiros. Podem, e normalmente o fazem, procurar outros lugares para comprar. Há, então, uma perda de competitividade das exportações devido àvalorização cambial.
Portanto, a valorização cambial incentiva as importações e prejudica as exportações, enquanto a desvalorização cambial provoca comportamento oposto.
Se o país passa aimportar mais que exporta, deverá gerar, ao fim de algum tempo, um déficit comercial. Este déficit deverá ser coberto para que as contas externas do país, descritas no Balanço de Pagamentos, sejamfechadas, à semelhança do balanço de uma empresa.
É importante observar, no entanto, que em um regime de taxas de câmbio flutuante, no qual o mercado é que estabelece a relação entre as moedas(como é o brasileiro), o déficit comercial não deve ocorrer. Com o câmbio flutuante, a tendência é de um “equilíbrio automático” da Balança Comercial.
Com o crescimento das importações,...
tracking img