TANR

998 palavras 4 páginas
RESPEITO E DISCIPLINA NA ESCOLA E NA FAMÍLIA

O termo DISCIPLINA é por vezes mal interpretado e utilizado, estando associado a conotações negativas e repressivas tais como: rigidez, punições ou castigos.
Porém, o seu verdadeiro sentido é de cariz bem positivo e educativo.
A disciplina constitui um ato de amor que os pais podem manifestar a uma criança, sendo considerada uma necessidade absoluta, essencial e irredutível.
Também é considerada, segundo o norte-americano, pai da pediatria moderna (Brazelton), O SEGUNDO PRESENTE QUE OS PAIS PODEM DAR AOS SEUS FILHOS.
O AMOR ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR!
Aprender a gerir a frustração e a comportar-se dentro de certos limites vem em segundo lugar.
Com efeito, a disciplina na educação só faz sentido se for acompanhada por uma fonte genuína de amor.O amor promove razões para viver enquanto a disciplina proporciona orientações para a vida.
Apesar do amor ser considerado um dos requisitos fundamentais na educação, não é contudo suficiente para formar uma pessoa.
A disciplina na educação é uma condição necessária para a aprendizagem do auto controlo, o reconhecimento dos seus sentimentos, a empatia, a responsabilidade, o desenvolvimento de um sentido de justiça e interiorização de valores humanos.
A educação não pode ser desprendida da educação de valores, caso contrário estar-se-ia em aprendizagem de algo mas não em acções educativas. Na verdade, a disciplina na educação não surge de lições abstractas desvinculadas do quotidiano nem de sentenças ou sermões autoritárias, nem de chantagem emocional.
A disciplina surge através de experiências significativas no contexto familiar.As lições morais servem de muito pouco se não forem acompanhadas da vivência e do exemplo dos adultos com quem as crianças vivem e interagem no seu dia-a-dia.

AS CRIANÇAS APRENDEM PELA IMITAÇÃO AQUILO QUE OBSERVAM NOS ADULTOS.

Aprendem as boas maneiras e o respeito pelos outros, aprendem a pedir por favor e a agradecer, se isso for

Relacionados

  • Fotossintese
    15426 palavras | 62 páginas
  • A Civiliza O Do Renascimento Jean Delumeau
    94755 palavras | 380 páginas
  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas