Talhas manuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO DE MECÂNICA

INTRODUÇÃO Esta apostila tem por finalidade informar as condições mínimas exigíveis para a operação de talhas de corrente e alavanca com acionamento manual, visando garantir aos usuários e operadores, segurança e conservação desses equipamentos. TALHAS  Talhas não são ferramentas são equipamentos, por isso devem ser manuseadas e cuidadas como tal, para se tirar o máximode rendimento delas.  As talhas podem ser: manuais ou acionada por motor elétrico, a talha é o equipamento de força e içamento, tendo seus limites de capacidade.  Fabricadas para atender solicitações nas áreas onde é necessário tamanho e peso reduzido e que exijam segurança e rendimento.  Utilizadas em: Estruturas e montagens industriais, construção e manutenção, no arraste e estiramento decargas.  As talhas manuais são aplicadas normas de fabricação (ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas). 1- NBR 10.401 – Talhas de corrente com acionamento manual. 2- NBR 10.402 - Talhas de corrente com acionamento manual. (Testes mecânicos) 3- NBR 1.316 – Critério de utilização de talhas de correntes com acionamento manual. TALHAS

Talha de alavanca

Talha de corrente

1) Talha de alavanca– acionamento do movimento é feito através de uma alavanca lateral. 2) Talha de corrente – acionamento do movimento é feito através de uma corrente metálica.

INSTRUTOR: JÚLIO CÉSAR REZENDE – (94) 9665-6333

1

TREINAMENTO DE MECÂNICA

OPERAÇÃO COM TALHAS (RECOMENDAÇÕES)

Posicionamento da carga

Figura 1 – Trabalhar sempre com a carga alinhada na vertical. Figura 2 – Não suspender a carga cominclinação excessiva. Figura 3 – Antes do içamento da carga, verificar se o gancho está fixado e centralizado com segurança, evitar colocar a carga na ponta do gancho para evitar sua deformação.

Posicionamento do gancho

Figuras 4 e 5 – Os ganchos fixados à carga, aparecem da forma a sofrerem cargas laterais podendo muitas vezes ser bem acima da capacidade prevista para o trabalho, e na figura 6, acarga estará toda concentrada na ponta do gancho. São nessas circunstâncias que acontecem acidentes causados por rupturas ou abertura do gancho.
INSTRUTOR: JÚLIO CÉSAR REZENDE – (94) 9665-6333

2

TREINAMENTO DE MECÂNICA

Posicionamento da corrente e lingas

Figura 7 – Não torcer as correntes, estas devem estar sempre alinhadas, sem dobras, torções ou trançamentos. Figura 8 – Não dar volta com omoitão entre as correntes. Figura 9 – Não amarrar a carga com corrente da talha. No caso de talhas de alavanca evitar oscilações para não haja deslizamento da carga. Figura 10 – Na utilização de lingas, observar que o ângulo máximo de trabalho não ultrapasse 2 x 45º, abertura entre lingas 90º.

Uso correto da talha diante de carga

Figura 11 – Não sobrecarregar a talha. Antes de qualquer operação,verifique com segurança a carga a ser levantada (peso), para que se escolha o equipamento adequado (capacidade da talha). A carga jamais deverá ultrapassar a capacidade nominal da talha.
INSTRUTOR: JÚLIO CÉSAR REZENDE – (94) 9665-6333

3

TREINAMENTO DE MECÂNICA

Figura 12 e 13 – Não de deve levantar ou abaixar excessivamente a carga.

Cuidados e conservação de talhas

Figura 14 - Evitar maustratos com equipamento, evitar joga-la, arrasta-la e etc. Figura 15 – Após o uso lubrificar a corrente de carga e todas as articulações dos ganchos, não lubrificar as lonas de freio, guardar o equipamento em local protegido. Figura 16 e 17 – Verificar se a altura de elevação descrita na placa de identificação é suficiente para levantar ou abaixar a carga. No caso da figura 16 a corrente foiinsuficiente, na figura 17, a metragem da corrente houve sobra. OBSERVAÇÕES:
A) NÃO DESMONTE OU FAÇA QUALQUER REPARO COM A TALHA CARREGADA. B) NÃO LUBRIFIQUE O FREIO, MAS RETIRE OS MATERIAIS ESTRANHOS.

RECOMENDAÇOES GERAIS  Limpeza – A limpeza das talhas é papel preponderante para o bom funcionamento dos equipamentos, principalmente em locais carregados de poeira oxidante e abrasiva (minério), terra...
tracking img