Tales de mileto - vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
TRABALHO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA











JAQUELINE SILVA FERREIRA









TALES DE MILETO























NOVA IGUAÇU, 13 DE ABRIL DE 2012






JAQUELINE SILVA FERREIRA












TALES DE MILETOTales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia, ele é o marco inicial da filosofia ocidental. Tales dizia que todas as coisas tinham fundamento com a água, ou com a natureza.











NOVA IGUAÇU, 13 DE ABRIL DE 2012.





SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4

2 - VIDA E MORTE 4

3 - OBRAS 5

6 - REFERÊNCIAS 10

7 - FONTES 111 - INTRODUÇÃO
Sabemos que viveu em Mileto entre  624 e 546 a.e.c., aproximadamente, e que pode ter se envolvido com a política da polis. De acordo com alguns testemunhos, conhecia a cultura egípcia e a ciência dos mesopotâmios, o que é razoável dada às amplas conexões comerciais de Mileto com o Mediterrâneo Oriental.É o mais antigo filósofo grego de que temos notícia. Suas contribuições abrangem, além da filosofia da natureza, a astronomia e a matemática.
Através de Tales e sua escola filosófica os gregos começaram a reunir em corpo a ciência matemática que provinha dos egípcios e caldeus.
2 - VIDA E MORTE


Filósofo, matemático, astrônomo, político, filho de pais ricos e nobres: Exâmias e Cleobulina,Tales foi comerciante de sal e de azeite de oliva, e enriqueceu como proprietário de prensas de azeitona durante uma safra promissora. Muitos historiadores apontam o nascimento de Tales na cidade de Mileto na Ásia menor, mas o fato é que não pode se afirmar com toda certeza, assim como sua data de nascimento e morte, muito embora seja o mais provável que tenha nascido em Mileto.
No que concerneao assunto do casamento e família, Diógenes Laércio 1 conta os seguintes episódios:
"Alguns autores asseveram, que ele casou, e que teve um filho chamado Cibiso. Outros dizem que ele permaneceu sempre solteiro, e que adotou o filho de sua irmã." 2.
“Sua mãe insistia que ele casasse, e ele lhe respondeu: Ainda não é tempo. Depois, quando já era de mais idade, ao repetir ela a insistência, elerespondeu: já não é mais tempo." 2
Certa vez, "ao ser perguntado por que não pensava em ter filho, ele respondeu, porque eu muito amo às crianças." 2
A formação cultural e científica de Tales de Mileto é proveniente de suas constantes viagens. Teve contato com a Geometria no Egito e com a Astronomia na Babilônia, onde os conhecimentos de Matemática datam de um milênio antes dele.
Para Tales, oelemento básico, a partir do qual se tinha formado toda a matéria do Universo, era a água. Um dia, pensava ele, seriam descobertas leis que permitiriam compreender como a água era a origem de todas as coisas.
Para ele, cada problema da vida era interessante; provavelmente considerava igualmente importantes um negócio comercial, um problema político, um teorema de geometria, ou ainda uma questão quedissesse respeito à Terra. E suas viagens devem tê-lo levado, além do Egito, à Pérsia e países do Mediterrâneo Oriental. Lhe permitido, portanto, estudar as características dos povos com os quais entrava em contato, assimilando suas tendências culturais e políticas.
Tales aprendeu no Egito a calcular a altura das pirâmides e medir as distâncias dos navios no mar. Estes conhecimentos lhe vieram dossacerdotes egípcios, depositários da Ciência. É possível dizer, mesmo, que Tales forneceu uma nova feição aos conhecimentos egípcios: transformou a geometria, de uma ciência de noções apenas esparsas, num sistema lógico. Depois disso, seguindo seus passos, outros geômetras e matemáticos gregos construíram um sistema matemático e geométrico que permaneceu como a expressão máxima da Ciência da...
tracking img