Tailorismo e consumo alienado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre Introdução à Filosofia da Ciência
TAILORISMO E CONSUMO ALIENADO


Questões sobre Introdução à Filosofia da Ciência

Trabalho apresentado à disciplina de
Introdução à Filosofia da Ciência da
UNIVERSIDADE sob a Orientação do Professor





1) Explique: “Pelo trabalho o homem se autoproduz”
Pelo trabalho o homem se autoproduz, desenvolve habilidades e imaginação;aprende a conhecer as forças da Natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; relaciona-se com os companheiros e vive os afetos de toda relação; impõe-se uma disciplina. O homem não permanece o mesmo pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo.

2) Qual é a ideia comum nas diversas abordagens do conceito de alinenação?
Que o homem vende seu tempo porobjetos que pensa necessitar e muitas vezes os objetos se tornam cada vez mais caros e acaba se tornando escravo dos seus desejos.

3) Qual é, segundo Marx, a origem da alienação do trabalho? Quais são as decorrências?
Segundo Marx a origem se encontra na divisão do trabalho, ou seja, a alienação do trabalho se dá quando a classe dominante possui os meios de produção e a classe dominada, nãopossuindo esses meios de produção se veem obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver. Com isso o trabalhador não tem domínio e conhecimento do que ele próprio produz. Isso ocorre muito nas fábricas onde por exemplo um trabalhador fica responsável apenas em passar a cola no tênis, enquanto mais na frente outro operário fica responsável por colocar o cadarço no tênis, no final otrabalhador não conseguiria ter o domínio de fabricar sozinho um produto.
Como decorrências podemos citar a má distribuição da renda, a ideia de que os trabalhadores são uma engrenagem do sistema produtivo, passivos e desencorajados a tomar iniciativas e insegurança do trabalhador com relação a estabilidade em seu emprego, pois este pode ser facilmente trocado.

4) Em que consiste o Taylorismo?Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor(1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado umadas vertentes na perspectiva administrativa clássica. Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e adestrá-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários para os operários, com a concomitante diminuiçãodos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.
O modelo proposto por Taylor, mesmo apresentando vantagens, possui problemas. Primeiramente, o modelo ignora as necessidades dos trabalhadores, além do contexto social, gerando conflitos e choques, às vezes violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência, os trabalhadores se sentemexplorados, pois percebem que esse tipo de administração é uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos.
Outra crítica ao modelo é a de que ele transformou o homem em uma máquina. O operário passou a ser tratado como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado a tomar iniciativas, já que os gerentes não ouvem as ideias dos funcionáriossubalternos, uma vez que estes são considerados desinformados.
Além disso, o modelo trata os indivíduos como um só grupo, não reconhecendo a variação entre eles, gerando descontentamento por parte dos trabalhadores. Essa padronização do trabalho é mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizá-lo.


5) Em que sentido a racionalidade do Taylorismo e da burocracia leva ao irracionalismo?...
tracking img