Tafonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TAFONOMIA

■ Tafonomia

♦ Estudo das leis que governam a transição dos restos orgânicos da biosfera para litosfera. → Análise dos processos de preservação e como eles afetam a informação no registro biológico. Subdivisões



1. Bioestratinomia. 2. Diagênese dos fósseis.

■ Tafonomia

1.

Bioestratinomia
→ engloba a história sedimentar dos restos esqueléticos até o soterramento.• • • •

Causas de morte. Decomposição. Transporte. Soterramento.

■ Tafonomia

2. Diagênese dos restos orgânicos
→ reunião dos processos físicos e químicos que alteram os restos esqueléticos após o soterramento. * necrólise. * soerguimento tectônico.

■ Tafonomia

■ Tafonomia

→ Ciência interdisciplinar que envolve conhecimentos paleontológicos, geológicos, biológicos,ecológicos e a ampla escala de análise dos dados.

*

Retrato de morte tendenciamentos.



distorcido

e

repleto

de

* Retrato de vida → identificação e descrição dos processos tafonômicos/sedimentares/temporais que atuaram para formar o retrato de morte.

■ Tafonomia
→ auxilia na determinação de camadas-guias. → determinação de tafofacies. → ferramenta de análise de bacias. →resolução temporal dos estratos biológicos. → estabelecimento de seqüências estratigráficas. # identificação de eventos sedimentares e causa mortis de organismos. # reconstituições paleoecológicas e/ou auxílio na determinação do padrão de comportamento social em paleocomunidades.

■ Tafonomia
♦ Assembléia
→ qualquer acumulação relativamente densa de partes duras esqueléticas, a despeito de suacomposição taxonômica, estado de preservação ou grau de modificação pós-morte.


Tipos

* Assembléia autóctone → composta por fósseis derivados de uma comunidade local e preservados em posição de vida. * Assembléia parautóctone → formada por espécimens. autóctones que não foram transportados para fora de seu habitat original.

* Assembléia alóctone → composta por espécimens transportados parafora de seu habitat de vida.

■ Tafonomia

♦ Coleta
→ natureza do estudo que será realizado. → qualidade e natureza dos afloramentos investigados. → tipo de preservação do material estudado. * retirada azimutal de toda concentração orgânica no afloramento (anotações de topo e base).

■ Tafonomia

♦ A coleta dos restos orgânicos: → o encontro costuma ser não intencional * em escavações. *quando rochas sedimentares afloram. * quando bacias sedimentares são elevadas por tectonismo. * quando a erosão desgasta sedimentos expostos. * quando áreas são desnudadas de sua cobertura vegetal.

■ Tafonomia

♦ Selecionando a área de pesquisa * dependerá do interesse do pesquisador → verificação dos trabalhos e mapas geológicos. → verificação do relevo e do tipo de sedimento. →verificação de informações junto aos moradores da região.


Material de coleta vassouras, facas, escovas, brochas, pincéis, pás, picaretas, martelos, talhadeiras, formões, estiletes, tesouras, bisturis.

■ Tafonomia

♦ Técnicas de preparação:


Micro organismos

* seção polida * lâmina delgada * desintegração mecânica * desintegração com água oxigenada * uso de ácido fluorídrico (HF) *cristalização * método de Schulze

■ Tafonomia

♦ Técnicas de preparação:


Vertebrados

* gesso e/ou resina. # deve ser anotada a orientação espacial do elemento ósseo com as rochas encaixantes. # verificação de sua relação com os limites da camada e das estruturas sedimentares internas.

■ Tafonomia
♦ Descrição → importante na identificação dos diferentes processosfísico/químico/biológico responsáveis pela origem de assembléias. * Feições sedimentológicas. * Feições bioestratinômicas dos bioclastos. * Feições estratigráficas da assembléia. * Feições paleoecológicas da assembléia. * Feições diagenéticas dos bioclastos.

■ Tafonomia

♦ Feições sedimentológicas

→ volume de bioclastos (%) no depósito. → grau de empacotamento dos bioclastos. → tamanho dos bioclastos. →...
tracking img