Taekwondo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Taekwondo

O que é?
Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955.A arte marcial surgiu como forma de renascimento, depois dos conflitos e período de dominação da Coreia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dosaspectos culturais. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.
Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia queconsiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade. Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico,e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes.

Chegada ao Brasil
No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outroscomo Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhasinternacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.

Juramento do Taekwondo:
Nós como membros, treinamos nossos espíritos e corpos de acordo com as regras prescritas. Nós como praticantes, estamos unidos numa amizade mútua. Nós comopraticantes, cumpriremos os regulamentos e obedeceremos aos instrutores e mais graduados.
Observar as regras do taekwondo,
Nunca fazer mal uso do taekwondo,
Respeitar meus instrutores e superiores,
Construir um mundo mais pacifico,
Ser campeão da liberdade e justiça,
Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do taekwondo:Espírito Taekwondo
Cortesia
Integridade
Perseverança
Auto Domínio
Espírito Indomável

Faixas
As cores não foram escolhidas arbitrariamente. São, de fato, baseadas na tradição. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Uma faixa metade preta e metade branca é usada pelo faixa-preta júnior com até treze anos de idade. Como o carátermoral é enfatizado no Taekwon-Do, e este está apenas em estágio de maturação, esta qualificação é apenas para o primeiro grau.
Significado das cores das faixas
BRANCA - "A pureza e a inocência" - a semente • Representa o início do aprendizado do Taekwon-do, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como,disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e autocontrole.
AMARELA - "A riqueza" - a terra •Representa o início da adaptação do aluno no Taekwon-do, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo de seu desenvolvimento técnico e muitos sao tático, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.
VERDE - "O crescimento" - a planta • Representa o...
tracking img