Tabernaculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
STEG
Seminário Teológico Evangélico Batista no Grotão





Trabalho de Introdução ao Novo Testamento
Sob a Orientação Profº: Nicodemos
Matéria: Teologia do Novo Testamento




Nome: Alexandre Costa
Rio de Janeiro – RJ
2012 - 02


O Tabernáculo
INTRODUÇÃO


O Tabernáculo foi ema estrutura construída pelos filhos de Israelsob a supervisão de Moisés, por volta do ano 1450 a.C. O esboço do Tabernáculo e os materiais de sua construção foram especificados com grandes detalhes por Deus a Moisés no Monte Sinai, poucos dias depois que os filhos de Israel haviam saído do Egito, onde, por centenas de anos, eram escravos (o Êxodo). O Tabernáculo era uma construção portátil, feita por homens habilidosos e sábios, etransportado por uma das doze tribos (Levitas), durante 40 anos de peregrinação pelo deserto e depois na terra de Canaã.
O propósito destas páginas é:
1- Descrever o esboço, estrutura e a mobília do Tabernáculo.
2- Relacionar estas figuras do livro de Êxodo (o segundo livro da Bíblia) com o Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento.
Os primeiros cinco livros da Bíblia foram escritos por Moisés; eles sãochamados de o Torá, a palavra Hebraica para 'lei'. Jesus disse que Ele não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la (Mateus 5:17).
João, um dos discípulos de Jesus, nos diz que a "lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1:17). A palavra "verdade" no Grego é alethia, que significa "realidade". A "verdade" de que João fala a respeito, é Jesus Cristo como o Verbo,que estava com Deus e se fez carne e habitou entre nós (João 1:1, 14). A palavra Grega algumas vezes traduzida por "habitou", aqui, é mais literalmente traduzida por 'tabernaculou'.
Portanto o Tabernáculo é uma figura, um prenúncio do Senhor Jesus Cristo. No livro de Êxodo, quando Deus especifica para Moisés os detalhes para a construção do Tabernáculo (aprox. 1.450 anos antes do nascimento deJesus), Ele faz uma prévia descrição de quem e o que seria o Messias (o Cristo) que estava por vir.
Nos quatro evangelhos, particularmente no relato de João, Jesus mostra-se a si mesmo como sendo a realidade de cada item do Tabernáculo. O verdadeiro Tabernáculo de Deus com os homens é, portanto o Senhor Jesus Cristo.

Os Materiais e os Artífices
(Êxodo 25:1-7 & 31:1-6)
Deus disse para Moisésavisar a Faraó que se ele não "Deixar ir o meu povo!" (Êxodo 8:1) Deus enviaria pragas sobre o Egito. A ultima praga seria a morte de todo o filho primogênito dos Egípcios.
Antes que esta praga fosse enviada, Deus ordenou a Moisés que falasse aos filhos de Israel para que eles pedissem aos Egípcios: ouro, prata e roupas (Êxodo 11:1-3). Após o anjo da morte ferir todos os primogênitos, osEgípcios queriam se livrar dos filhos de Israel, e deram tudo o que eles pediram (Êxodo 12:36). Desta forma, parece que eles receberam alguma recompensa pelo trabalho escravo no Egito.
Entretanto, poucos meses depois, enquanto Deus estava revelando o modelo do Tabernáculo a Moisés, Ele também revelou qual seria a procedência do material com o qual eles fariam esta obra, ou seja, das riquezas recémadquiridas do seu povo (Êxodo 25:1-7). Deus sabia que isto implicaria que o povo tivesse um coração voluntarioso (Êxodo 25:2), mas Ele queria que isso fosse oferecido de livre e espontânea vontade.
O modelo completo do Tabernáculo tinha sido revelado a Moisés, bem como os nomes dos artífices, mas era necessário que os filhos de Israel tivessem a mesma visão. Moisés falou com eles em Êxodo 35:4-29expondo diante deles todos os materiais que seriam usados e os seus requisitos, encorajando-os a ter um coração sábio e disposto (Êxodo 35:5,10). O resultado entre os filhos de Israel foi que "todo o homem, a quem o seu coração se moveu, e cujo espírito voluntariamente o excitou, trouxeram a oferta alçada ao SENHOR" (Êxodo 35:21).
Este pensamento é atentamente espelhado na oração do apóstolo Paulo...
tracking img