Tabela calculo de tubos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura

Sistemas Prediais de Drenagem de Águas Residuais Pluviais
Maria da Glória Gomes
1

Drenagem de Águas Residuais Pluviais
- O sistema de drenagem predial de águas residuais domésticas e pluviais é sempre separativo. A sua ligação à rede pública de drenagem pode efectuar-se através de um ou dois ramais de ligação consoante se trate de redepública do tipo separativo ou unitário; -O ramal de ligação de águas pluviais faz a ligação entre a câmara de ramal de ligação e o colector público ou as valetas dos arruamentos; - Drenagem gravítica, com elevação ou mista (semelhante às domésticas);

Águas residuais pluviais são provenientes de:
- chuvas; - rega de jardins, lavagem de arruamentos, pátios e parques de estacionamento, drenagem dosubsolo; - circuitos de refrigeração e instalações de aquecimento; 2 - piscinas e depósitos de armazenamento de água.

1

Constituição da Rede de Esgotos Pluviais
- Caleiras e algerozes; - Ralos (com sifão incorporado, ou com sifonagem conjunta antes da caixa de ramal de ligação quando sistema público unitário); - Ramais de descarga; - Tubos de queda; - Colectores Prediais; - Caixas ou câmarasde inspecção, reunião ou visita; - Caixa ou câmara de ramal de ligação; -Ramal de ligação; - Coluna de ventilação (eventualmente, para ventilar poços de bombagem).
3

Sistema de Drenagem

Sistemas de Drenagem – Caleiras e Algerozes
Caleiras e algerozes
- Dispositivos de recolha destinados a conduzir as águas para ramais ou tubos de queda; - Inclinações entre 0.2-1.5% (recomendado entre0.5-1.0%); - Altura da lâmina líquida ≤7/10 da altura da secção transversal. - nas caleiras e algerozes de pequena inclinação descarregadores de superfície e orifícios de descarga (1 por tubo de queda com Amín=50cm2) transbordo para o exterior do edifício;

4

2

Sistemas de Drenagem – Ramais de descarga
Ramais de descarga
- transporta as águas dos dispositivos de recolha (ralos, etc.) para otubo de queda ou colector predial; - troços rectos ligados por caixas de reunião ou curvas de concordância; - ligação simultânea de vários ralos a um mm ramal de descarga em caixas de reunião ou curvas de concordância; - ligação aos tubos de queda através de forquilhas e aos colectores através de forquilhas ou caixas de inspecção; - troços verticais só com ≤ 2m, os horizontais com i ≥ 0.5%; -podem estar à vista, embutidas, em caleiras, enterradas, em galerias ou tectos falsos (nas garagens - suspensas nos tectos); - D mínimo de 40mm (50mm se ralos de pinha).
5

Sistemas de Drenagem – Tubos de queda
Tubos de queda
- Reúnem as descargas das zonas de recolha e conduzemnas ao colector predial ou valeta; -Troço recto e vertical e sempre que possível com um único alinhamento (qd. não épossível translacção ≤10D ou troço de fraca pendente tratado como colector predial); -Inserção nos colectores prediais com forquilhas ou câmaras de inspecção; - instalados à vista ou em galerias (evitar embutimentos); - D mínimo de 50mm.

6

3

Sistemas de Drenagem – Colectores prediais
Colectores Prediais
- Reúnem as descargas dos tubos de queda e de ramais adjacentes e conduzem-nas àcaixa de ramal de ligação; -Troços rectilíneos quer em planta quer em perfil; - câmaras de inspecção (qd enterrados), curvas de transição ou forquilhas, no seu início, nas mudanças de direcção e inclinação e nas alterações de diâmetro e confluências; - afastamento máx. de 15m entre câmaras de inspecção; -Podem ser instaladas à vista, em caleiras, galerias e tectos falsos; -D mínimo de 100mm.

7Sistemas de Drenagem – Ramal de ligação
Ramal de Ligação
- Conduz as águas residuais da rede predial (caixa de ramal de ligação) à pública (colector público); - Troço rectilíneo quer em planta quer em perfil; - Ligados à rede pública por inserção nas câmaras de visita ou, directa ou indirectamente nos colectores públicos (mm disposições que nas residuais domésticas); -D mínimo de 125mm....
tracking img