TransfCalor2

2258 palavras 10 páginas
CÁLCULO DA ÁREA DE TROCA DE CALOR PARA O AQUECIMENTO DE ÓLEO DE MOTOR COM VAPOR

Chrislaine Marinho (chris_marinho93@hotmail.com), Gabriela Andrade (gab.and@hotmail.com), Izabela Freitas (izabelafreitas_fsa@hotmail.com), Grace Kelly Almeida (kelly_pop@hotmail.com), Mariana Aquino (aquinoalmari@gmail.com)

Orientador: Fernando Britto (UNIFACS, antonio.britto@pro.unifacs.br)

Palavras Chave: Trocador, área, aquecimento, comparação, temperatura.
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explicitar os cálculos realizados para obtenção da área de um trocador de calor necessária para o aquecimento do óleo de motor, utilizando como a fonte quente vapor. Fez-se necessário utilizar como ferramenta de cálculo, o programa Microsoft Excel, junto os dados fornecidos, dados estes que se refere às propriedades do óleo, do vapor condensando e dos tubos. Ao final, comparou-se o resultado da área obtida baseada na temperatura de entrada e a área de troca obtida baseada na temperatura média entre a Tentrada e a Tsaída..

Descrição do Trabalho Esse trabalho demanda calcular a área de troca de calor necessária para o aquecimento de um óleo de motor, pois é a partir disso que será determinada a eficiência do funcionamento do motor, e, o numero de tubos suficiente para o processo, com base nas propriedades do óleo de motor tomadas na temperatura média entre a entrada e a saída. Pede-se também o cálculo da área de troca com base nas propriedades do óleo de motor tomadas na temperatura de entrada. Para a realização do mesmo, foi preciso o fornecimento de alguns dados, dados estes que se refere às propriedades do óleo, do vapor condensando e dos tubos. Foi dada uma temperatura de entrada igual 330K e de saída de 430K, e uma vazão mássica de 70 kg/s para o óleo. Para o vapor saturado foi estabelecido a temperatura de saturação igual a 460K. Utilizou-se ainda, k= 54 w/mk, diâmetro externo de 26,7mm e diâmetro interno de 21,0 mm para os tubos. Assumiu-se

Relacionados