Tabagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Florestas inteiras são devastadas para alimentar os fornos à lenha que secam as folhas do fumo antes de serem industrializadas. Para cada 300 cigarros produzidos uma árvore é queimada. Portanto, ofumante de um maço de cigarros por dia sacrifica uma árvore a cada 15 dias.

Por que as pessoas fumam?
Vários são os fatores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados dotabaco. A maioria delas é influenciada principalmente pela publicidade do cigarro nos meios de comunicação. Pesquisas entre adolescentes no Brasil mostram que os principais fatores que favorecem otabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda. Noventa por cento dosfumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade. A publicidade direta era feita por anúncios atraentes e bem produzidos, mas foi proibida no Brasil. Com a Lei 10.167, que restringe apropaganda de cigarro e de produtos derivados do tabaco.

O que causa a dependência do cigarro?
A nicotina, que é encontrada em todos os derivados do tabaco é a droga que causa dependência. Estasubstância produz a sensação de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência. Ao ser ingerida, produz alterações no Sistema Nervoso Central, modificando assim o estado emocional e comportamental dosindivíduos, da mesma forma como ocorre com a cocaína, heroína e álcool. Depois que a nicotina atinge o cérebro, entre 7 a 9 segundos, libera várias substâncias (neurotransmissores) que são responsáveispor estimular a sensação de prazer , explicando-se assim as boas sensações que o fumante tem ao fumar.

O que você ganha parando de fumar:
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Consideradauma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos. É normal, portanto, que, ao...
tracking img