Hidrosfera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROSFERA

Hidrogeografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta.
O volume global de água da Terra é estimado em 1.420.000.000 km³ e abrange oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte está concentrada em oceanos e mares – 1.380.000.000 km³ –, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. Os oceanos eos mares ocupam 71% da área do globo. As águas continentais possuem um volume total de 38.000.000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta. A água doce congelada (geleiras e calotas polares) representa a maior parte das águas continentais; em menor grau, entram na sua composição a água doce armazenada no subsolo (lençóis freáticos e poços), a água de lagos e pântanos, a água da atmosfera ea água dos rios.


OS OCEANOS

São vastas extensões de água salgada que envolve os continentes e cobre a maior parte da Terra. Existem três oceanos: o Pacífico é o maior deles (179.700.000 km²), seguido do Atlântico (106.100.000 km²) e do Índico (74.900.000 km²). O oceano Atlântico banha o leste da América e o oeste da Europa e da África. O oceano Pacífico, o maior dos três, envolve o oesteda América e o leste da Ásia e da Austrália. O oceano Índico banha o leste da África, o sul da Ásia e o oeste da Austrália. Esses três oceanos se encontram no pólo sul da Terra, a Antártica. No pólo norte encontra-se o chamado mar Glacial Ártico, com 14.000.000 km², considerado, pela maioria dos cientistas, um mar formado pelo oceano Atlântico. Os oceanos são uma importante fonte de recursos parao homem. Contêm enormes reservas de minerais – diamante, areia, conchas de ostra, cascalho e fosforita –, além de petróleo, gás natural, enxofre e potássio no interior das rochas. Atualmente o petróleo e o gás natural respondem por 90% das riquezas minerais obtidas nos oceanos e 61,9% da energia produzida no mundo. O transporte oceânico de carga é o mais barato que existe, em virtude da grandecapacidade dos navios.
Enquanto os oceanos cobrem vastas extensões e envolvem as massas continentais, os MARES são considerados parte deles: ocupam áreas mais reduzidas, localizando-se entre limites continentais. Também apresentam menor profundidade que os oceanos e maior variação de salinidade, densidade, temperatura e transparência das águas. Os mares podem ser COSTEIROS ou ABERTOS (Mar do Golfo– México), CONTINENTAIS, INTERIORES ou MEDITERRÂNEOS (Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho) e FECHADOS ou ISOLADOS (Cáspio).

CARACTERÍTICAS GERAIS DAS ÁGUAS OCEÂNICAS
TEMPERATURA – aproximadamente 16ºC (nas grandes profundidades estabiliza-se em torno de 4ºC);
SALINIDADE: quantidade de sais minerais em solução existente nos oceanos. O índice de salinidade e é expresso em por mil (‰), sendo asalinidade média de aproximadamente 35‰.;

MOVIMENTOS – entre os vários movimentos podemos citar: marulhos, vaga ou ondas, vagas sísmicas ou tsunamis, marés e correntes marítimas.
➢ Marulhos: são as oscilações suaves das águas oceânicas ocasionadas pelas brisas;
➢ Vagas ou ondas: movimentos oscilatórios das águas oceânicas causadas pelos ventos;
➢ Vagas sísmicas ou Tsunamis: Vagas ocasionadaspor maremotos. Ocorrem com maior freqüência no oceano pacifico, voltado para o continente asiático;
➢ Marés: movimentos que afetam as massas oceânicas em toda a sua amplitude. São ocasionadas pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre a superfície terrestre, sendo que a Lua atua com maior intensidade devido a sua maior proximidade com a Terra. Podem ser: de Sizígia ou águas vivas e Quadraturaou de águas morta. Obs: No Brasil, as maiores amplitudes de marés são verificadas em Itaqui (MA), com 8,16 metros.
➢ Correntes marítimas: são movimentos das águas oceânicas, com direção constante, temperatura e salinidades próprias, ocasionados pelo movimento de rotação da terra, pelas diferenças de aquecimento do planeta e também pela ação dos ventos. As correntes marítimas influenciam nos...
tracking img