Ta -epidural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introducção

No decorrer do estagio de cirurgia, realizado no serviço de clinica oncologica no piso 6 do I.P.O. Porto, foi-nos proposto pela enfª. Orientadora, em função de duvidas surgidas quantoà manipulação do cateter epidural para analgesia, a realização de um trabalho de pesquisa sobre a administração de analgesia por cateter epidural.
Os objectivos que nos propusemos com este trabalhosão:
-Aumentar o nosso leque de conhecimentos/experiência acerca deste tema.
-Contribuir para uma prestação de melhores cuidados de enfermagem, no que diz respeito à administração de analgèsicosopiáceos por cateter epidural.


Analgesia epidural: anatomofisiologia

A analgesia epidural continua consiste na administração de um analgésico no espaço epidural através de um cateter aícolocado, frequentemente no espaço intervertebral L2-L4, embora possa ser colocado a nível da coluna cervical, torácica e/ou sagrada
O espaço epidural é um espaço virtual, que se estende desde o foramemagno até a membrana sacro-coccígena na porção medial do dorso, e relacionando-se com uma serie de estruturas, que se representam na figura 1.
No espaço epidural pode-se conseguir uma analgesiaselectiva sem bloqueio motor ou autónomo, administrando narcóticos. A analgesia epidural com opiáceos produz-se por inibição pré-sinaptica e/ou pós-sinaptica da transmissão nociceptiva aferente primariaao nível do corno posterior da medula.
Este não é um sistema simples, já que no cérebro e na medula espinal existem múltiplos receptores opiáceos. Por outro lado, parece que estes receptores têmfunções distintas, como demonstra a desigual potência dos distintos agonistas opioides frente aos diversos estímulos nocivos térmicos, mecânicos e químicos.
Convém recordar alguns aspectos da nocicepçãovisceral, visto esta ser aquela que tentamos controlar no paciente através da analgesia epidural;e porque existem diferenças clinicas significativas entre a nocicepção visceral e a cutanea.Existem...
tracking img