Sítese reflexiva do texto "as trança de bintou"

641 palavras 3 páginas
[pic]

Sumário

1. Síntese reflexiva 2. Considerações finais 3. Referências

Síntese Reflexiva

A leitura do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” dos autores J.D Harlan e S.M Rivkin nos permite compreender a importância do uso de práticas interdisciplinares desde o início da formação de ensino da criança, pois ao explorarmos suas habilidades motora e intelectual estamos contribuindo de forma significativa para o seu progresso de desempenho mental.
Apresentar conceitos expondo suas conexões e relações de modo singular dentro das disciplinas envolvidas propicia ao aluno maior capacidade cognitiva para fixar os conteúdos anteriormente discutidos em sala de aula. Segundos os autores Harlan e Rivkin: “À medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumento a retenção de conceitos (...)”. Trabalhar com práticas integradoras de ensino apesar de exigir mais atenção no planejamento do professor, o propicia um resultado satisfatório na hora de medir o rendimento da turma.
A música e a pintura servem de apoio para fixação de conteúdos que envolvam as disciplinas de Natureza e Sociedade, Língua portuguesa e Artes, ao mesmo tempo em que, permite explorar diversas metodologias e habilidades dos alunos. Jogos, aulas de campo, exposições, brincadeiras podem e devem ser usufruídas para que haja uma fixação abrangente dos conceitos. Quando fazemos um estudo de comparação dos textos Uma abordagem integrada de aprendizagem e As traças de Bintou (Sylviane A. Diouf) percebemos que o segundo nos permite pensar sobre uma possível prática de comprovação, ainda que, de forma abstrata os conceitos de aprendizagem interdisciplinar citados no primeiro

Relacionados

  • gêneros textuais
    2477 palavras | 10 páginas