SÍNTESE DO LIVRO “ACOMPANHAMENTO DE VOCAÇÕES HOMOSSEXUAIS” DE JOSÉ DE LISBOA MOREIRA DE OLIVEIRA

2662 palavras 11 páginas
SEMINÁRIO PROPEDEUTICO-PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ-GANDU DIOCESE DE ILHÉUS

SÍNTESE DO LIVRO
“ACOMPANHAMENTO DE VOCAÇÕES HOMOSSEXUAIS”
DE JOSÉ DE LISBOA MOREIRA DE OLIVEIRA

BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
GANDÚ-BA
2013

ACOMPANHAMENTO DE VOCACÕES HOMOSSEXUAIS
Desde 1973 que a homossexualidade deixou de constar na lista oficial de doenças psiquiátricas e passou a ser considerada “preferência emocional”. Como Igreja devemos nos livrar de todo preconceito e rejeição com essas pessoas, que também carregam uma autoculpa e se sentem excluídos ou se excluem da Igreja. No Novo Testamento vemos que devemos saber acolher a todos nas suas particularidades e jeitos de ser, excluir qualquer pessoa é o contrário do plano de Deus. Deve se acolher a pessoa por ser humana e portadora de dignidade e valores.
Na animação vocacional não pode haver uma seleção como se as pessoas fossem pecadoras pela condição pessoal. O que a Bíblia não aprova é a prática homossexual, não desejada pelo Criador, não sendo uma escolha livre e consciente o ser humano não pode ser condenado por esta situação. Os Documentos do Magistério da Igreja Católica também não condenam a condição homossexual, mas as depravações graves e atos desordenados. Os documentos reconhecem as tendências inatas uma condição que não é escolhida.
Liberdade, consciência e responsabilidade, são três fatores que realmente haja pecado por isso devemos confiar o julgamento das pessoas somente à misericórdia de Deus. O fato da homossexualidade não pode excluir ninguém do discernimento e acompanhamento vocacional, mas que se verifique a autenticidade da vocação e as reais possibilidades, havendo assim uma decisão livre e responsável.
A Homossexualidade segundo a maioria dos especialistas designa uma orientação sexual, onde as pessoas sentem atração

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas