System storeds procedures importantes para um dba: estudo de caso microsoft sql server 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SYSTEM STOREDS PROCEDURES IMPORTANTES PARA UM DBA: Estudo de caso Microsoft SQL Server 2012

IREMAR NUNES DE LIMA
BERGSON JOSÉ LOPES MADUREIRA

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre as principais System Stored Procedures disponíveis no SGBD Microsoft SQL Server 2012. São avaliados os objetivos e utilidades das system storeds procedures identificadas.

Palavras-chave: Banco deDados, SGBD, Microsoft SQL Server, Stored Procedures, System Stored Procedures.

INTRODUÇÃO

Um banco de dados é um recurso essencial atualmente como meio de armazenamento e gerenciamento de dados produzidos por processos e aplicações diversas dentro das organizações.

A escolha de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é um fator estratégico para uma organização, pois um bom SGBDimplementa mecanismos para o gerenciamento do Banco de Dados (BD) afim de garantir a segurança, disponibilidade e confiabilidade dos dados armazenados.

Atualmente, milhares de pessoas utilizam diversas aplicações que recuperam e manipulam os dados dos bancos de dados simultaneamente e em muitos casos até de forma concorrente.

Chama-se de Administrador de Banco de Dados (DBA), aquele profissionalcapaz de analisar o cenário de BD e aplicar ações de melhorias para garantir a disponibilidade de informações e a continuidade do trabalho na empresa.

O objetivo deste artigo é apresentar os recursos presentes no SGBD Microsoft SQL Server 2012, na forma de Stored Procedures, que recuperam informações de um BD como indicadores de acesso, dados sobre o uso de recursos do servidor de BD (memória,espaço em disco, etc), volume de dados trafegados, concorrência de processos, planos de execução de recuperação de dados, entre outros. A utilização destas procedures auxiliam o DBA na gestão do SGBD.

Neste artigo será abordado o SGBD Microsoft SQL Server 2012 e analisado especificamente suas System Stored Procedures (Procedimentos Armazenados do Sistema) que ajudam o DBA a monitorar eadministrar os bancos de dados existentes. Tais procedures são recursos fundamentais, pois permitem uma atuação rápida por parte do DBA na solução de problemas distintos apresentados no seu dia a dia, auxiliando o DBA na gestão do SGBD.

De forma específica pretende-se analisar os conceitos e importância das System Stored Procedures durante a gestão de um DBA , classificar as principais System StoredsProcedures de um SGBD Microsoft SQL Server e detalhar o funcionamento e descrição de cada System Stored Procedure identificada.

O restante do artigo está estruturado em três seções: a seção 2 descreve a definição de Stored Procedures e System Stored Procedures; a seção 3 retrata um estudo de caso com a descrição das principais System Stored Procedures do SGBD Microsoft SQL Server 2012; e porúltimo, a seção 4 que apresenta a conclusão do trabalho.

STORED PROCEDURES

Stored Procedures que na tradução livre significa procedimentos armazenados são, segundo Elmarsi e Navathe (2005, p. 202), “módulos de programas armazenados pelo SGBD no servidor de banco de dados”.

Um procedimento armazenado pode ser entendido como um conjunto de instruções desenvolvidas em linguagem SQL ou linguagem deprogramação extendida ao SGBD, que é armazenado, de modo persistente, e executado no servidor de banco de dados.

Elmarsi e Navathe (2005) explicam que o procedimento armazenado pode receber informações para iniciar sua execução. Tais informações são chamadas de parâmetros de entrada e pode retornar informações simples obtidas na sua execução: estas informações são chamadas de parâmetros de saída.Um terceiro parâmetro chamado de parâmetro de entrada e saída pode ser recebido para execução do procedimento e ter seu valor modificado durante a execução, retornando com resultado diferente da informação Inicial.

Procedimento armazenado é capaz de ler estruturas complexas de dados e metadados, manipular estas informações e resumir a um modelo de dados simples e objetivo ao seu propósito. O...
tracking img