Suzhy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre o 1º artigo, intitulado de “o capital estrangeiro no Brasil” (1880-1930), foi feito em parceria com Flavio Saes e faz um levantamento sobre o Brasilreferente ao papel do capital estrangeiro nesta época. Os autores Concluem nesse estudo que o caráter financeiro deste capital se deu a partir da própria forma departicipação do País na divisão internacional do trabalho.
Já o 2º artigo, intitulado de “Apontamentos para a História Econômica do Brasil” (1920-1950), aborda aindustrialização nacional, levando em consideração as duas primeiras guerras mundiais, o processo de substituição de importações, o governo de JK e dá ênfase aoinicio da década de 1950, que ao estar no governo, Vargas cria o BNDE, a Petrobrás e a Eletrobrás.
Outra obra que merece destaque a vasta produção do professor Tamásé intitulada de “As finanças públicas no Estado Novo”, feita em parceria com Mauricio Coutinho, e fala sobre os dados referentes à politica fiscal. Que esta tevecaráter de fomento e incentivo para a diversificação da atividade econômica e favoreceu o avanço da industrialização. Os autores dão um relativo destaque ao papelde Getúlio Vargas no processo para o desenvolvimento brasileiro daquele século.
Dentre os tantos livros que organizou, há que se enfatizar também, por diversasrazões, os textos apresentados no I Congresso de História Econômica, juntamente com o II Congresso Internacional de História de Empresas. Que dentre tantosresultados positivos deixados pelo congresso destaca-se a coletânea que cobre as diferentes áreas nas quais foram apresentados os trabalhos, composta de cinco livros.
tracking img