Susto no espelho clara, brochstain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O susto ao espelho: um estudo psicológico do envelhecer(1).
Quando envelhecer vou usar púrpura
com chapéu vermelho, que não combina
nem fica bem em mim.
Vou sentar na calçada quando me cansar...
...tocar as campainhas
e passar a bengala nas grades das praças
e compensar toda a sobriedade de minha juventude.
Vou ...apanhar flores no jardim dos outros
e aprender a cuspir...
... agoratemos que...pagar aluguel,
e ser bom exemplo para as crianças.
...Mas quem sabe eu devia treinar um pouco agora?
Assim os outros não vão ficar chocados demais
quando de repente eu for velha e usar vestido púrpura.
( Do livro: “Quando envelhecer vou usar Púrpura” – organização: Sandra H. Martz- Ed. Marco Zero-São Paulo- 1997)

Este artigo é um resumo da minha dissertação de mestrado de mesmotítulo além de conter algumas novas reflexões feitas após a defesa da mesma.

A escolha do tema justifica-se, entre outras razões, pelo fato da população idosa estar aumentando aceleradamente, o que a torna mais visível, e, porque como já se tem observado, envelhecer é sinônimo de viver uma crise. Em busca de entender esta crise fui às teorias sobre o assunto e à observação clínica.

Envelhecer doponto de vista da biologia( cabelos brancos, etc.) é evidente e dispensa comentários.O que seria envelhecer do ponto de vista psíquico?

Bianchi,(2) psicanalista francês, fazendo referência à Freud, diz que o aparelho psíquico foi concebido como aquele que tem, entre outras, as funções de criar sentido para a vida, manter a continuidade deste sentido, criar, também, interesse e prazer na vidado ser humano.

Acrescenta que estes requisitos só podem ser conseguidos na atividade relacional. E mais: relacional e com sentido. Aí ele incluí a idéia de que o meio para se atingir tais propósitos seria o investimento da libido fora do Eu. Outro jeito de dizer: tendo sido o aparelho psíquico concebido como tendo as funções citadas, o não investimento da libido no objeto, o desinteresse pelooutro, pelo mundo, quer dizer, a falta da atividade relacional, se constituiria como uma disfunção psíquica.

Essa disfunção psíquica (a libido abandonar o objeto e retornar para o Eu), caracterizaria, além de outros quadros, o envelhecimento psíquico.

Bianchi defende a idéia de que o envelhecimento psíquico se dá por fenômenos psicoenergéticos ligados a ausência de estímulos, de interesse,de trocas, de circulação libidinal, que quando presentes parecem retardar a senescencia fisiológica.

Todos sabemos que na velhice ocidental a sociedade exclui os velhos, não lhes atribui funções, nem os ajuda a tornar a vida mais significativa. Além do que, vão minguando os objetos que se oferecem para uma troca relacional já que os amigos e cônjuges vão morrendo, os filhos vão embora parasuas vidas, e o trabalho é substituído pela aposentadoria. Essa moldura pode favorecer, segundo Bianchi, tendências nos idosos a atitudes regressivas tais como dependência afetiva, recolhimento narcísico, idealização do passado e da infância, sentimento de frustração e perda relativa das faculdades de sublimação. Entretanto eu penso que todas essas características apontadas pelo autor acima citadosão de um indivíduo regredido e neurótico e pergunto: porque traços que apontam para uma disfunção psíquica que não são especificas da velhice, já que podem acontecer em qualquer idade, são catalogadas como “coisas de velhos”? Talvez porque sejam freqüentes na velhice como conseqüência de ocorrer nesta faixa etária uma ampliação da consciência do Limite do Tempo que pode ser algo tão traumático aponto de mobilizar estados emocionais que se colocam no lado oposto da vida, da energia ligada, do funcionamento saudável do psiquismo. Bianchi sugere que ancião é aquele que não se crê mais imortal, e para quem a morte, de abstração que era, torna-se um acontecimento concreto e próximo. Tendo ficado mais evidente que o encontro com a morte é passível e provável de acontecer a cada próxima...
tracking img