Pesquisa e pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................04
2. AS AULAS DE HISTORIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIALOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR...........................................................05
2.1.A Disciplina de Historia no EnsinoFundamental...................................................05
2.2 A Disciplina de Geografia no Ensino Fundamental................................................06
2.3. A Disciplina de Arte no Ensino Fundamental........................................................07
2.4. Diversidade Cultural na Sala de Aula: Reflexões Sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Historia, Geografia eArte............................................................................09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................11
REFERÊNCIAS............................................................................................................12

INTRODUÇÃO
A produção de aprendizagem desta Unidade Temática de Aprendizagem de Historicidade,ira apresentar no seu decorrer que o papel da história, é relacionar-se com a memória produzidas coletivamente, individuais ou históricas ao longo do tempo, a memória nos permite perceber não só as mudanças, mas também as permanências.
Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia, é necessário organizar o pensamento pedagógico a partirdo objeto geral do ensino da geografia o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade, os conteúdos das aulas são meios para desenvolver o raciono geográficos, são organizados em dois grandes eixos, a formação de conceitos e a alfabetização cartográfica, vem à necessidade do professor conhecer as posturas teórico-pedagógicas, e as diferentes relações do ensino aprendizagem.
A arteveio acompanhando todo processo evolutivo do homem, inserida nos seus atos, costumes, culturas e sociedade, a arte no Brasil tornou-se marco histórico no ano de 1922 com a Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Esta produção de aprendizagem terá como objetivo fazer o dialogo entre as culturas, a interculturalidade não defende que a sua cultura é melhor do que as outras ensina, ensina a pesquisar ouprocurar entender os costumes e a maneira de pensar da mesma, sem assim termos de mudar a nossa e sem a desvalorizar.
Nesta PA foram cursadas as seguintes disciplinas, Metodologia do Ensino de Historia, Metodologia de Ensino de Geografia, e Metodologia do Ensino de Arte, Pesquisa e pratica a aula.
A organização previa do ensino em razão do aprender não se faz em um vazio conceitual, aocontrario abrange uma variabilidade de experiência cultural e saberes que fundamentam o ato de ensinar. É importante atentarmos para alguns do saberes e experiência que influenciam as decisões tomadas durante todo o ciclo do planejamento de ensino, sejam eles: saberes sobre a cultura de referencia dos alunos, os saberes didáticos, saberes políticos e os saberes vividos. O empenho da escola emorganizar seu coletivo de trabalho, em razão do seu projeto político pedagógico, conectado com a leitura do contexto sociocultural mais amplo.
AS AULAS DE HISTORIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIALOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

2.1.A Disciplina de Historia no Ensino Fundamental
É importante entendermos o que vem a ser tempo ememória,.A História é uma forma de conhecimento sobre o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo, ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, nas idéias, nos costumes.
A historia relaciona-se com as memórias produzidas coletivamente, ou seja, que determinada sociedade guardam...
tracking img