Sustentabilidade x desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE X DESENVOLVIMENTO

No jogo do poder da condução da questão ambiental com quem estará a verdade? Será que existe uma verdade?

A questão da discussão ambiental é de tal complexidade que os países do mundo se reuniram recentemente em Copenhagne, para simplesmente decidir que não podem decidir, e protelam, escapam de enfrentar o compromisso de dar uma solução para um dosmaiores dramas da atualidade: “As mudanças Climáticas”.

Cada um dos lados sustenta teorias que conseguem ser defendidas como verdades. Não faltam também acusações de parte a parte quanto a veracidade das informações fornecidas.

Aqui no Brasil os ambientalistas falam da nova filosofia do Governo Brasileiro, que cede a pressão do PAC , programa idealizado pelo grupo da super ministra da CasaCivil Dilma Roussef, que como candidata a presidência da república do Brasil, parece fazer um acordo em virtude da pressão das grande empreiteiras de megaobras no Brasil, que normalmente financiam as campanhas eleitorais milionárias, desta vez com um volume de dinheiro “nunca visto antes no país”. Diz Paulo Brack em seu artigo.

O governo brasileiro segundo Brack, por meio do seu ministro domeio ambiente Carlos Minc, de forma patética – maculando sua própria trajetória de ambientalista e político nessa área – materializa a economia do “vale tudo por dinheiro” justificando que serão cobrados cerca de 1,5 bilhões de reais e 4º medidas compensatórias ambientais (ou pseudocompensações?) a uma série de danos, ainda com magnitude incerta.

Diz ainda o artigo, que se aprofunda o “faz deconta” no licenciamento ambiental do país, onde 99% dos empreendimentos ganham o Ok. dos órgãos ambientais.

A questão central é que não existem mecanismos práticos de medição do impacto dos danos ambientais. A ciência não produziu efetivamente uma metodologia aceita por todos que possa quantificar de forma antecipada todo malefício produzido pelo descompasso do uso indevido das riquezas naturais,da agressão dos dejetos jogados na natureza e dos danos causados pela modificação do meio ambiente pela intervenção do ser humano.

O Governo que tem o papel central no gerenciamento de todas estas questões, precisa garantir a energia necessária pára o desenvolvimento do país. É impossível fazer desenvolvimento sem criar uma oferta de energia de qualidade e na quantidade necessária paraatender a demanda do crescimento econômico, de geração de emprego e riqueza.

Neste aspecto é preciso avaliar os impactos ambientais produzidos na geração de cada tipo de energia.

[pic]

É muito importante fazer a avaliação do custo beneficio de cada uma das decisões.

[pic]

O que é possível observar é o contraditório entre a idéia de preservação ambiental na visão do ecodesenvolvimento, que se coloca em uma perspectiva critica ao modelo de desenvolvimento de mercado.

Segundo Romeiro, num contexto de controvérsia sobre a relação entre crescimento econômico e meio ambiente, antes da publicação do relatório do Clube de Roma, se pregava a idéia do crescimento zero como forma de evitar a catástrofe ambiental. Ele emerge desse contexto como uma proposição conciliadoraem que se reconhece que o progresso técnico efetivamente relativiza os limites ambientais, mas não os elimina, e que o crescimento econômico é condição necessária, mas não suficiente para a eliminação da pobreza e disparidades sociais.

Em 1983 - Surge o Relatório Brundtland, elaborado pela comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento criado pela Assembléia das Nações Unidas e que propõemum modelo de desenvolvimento sustentável de mercado, e adotado pela maioria dos organismos internacionais, e que esta ligada aos princípios da economia ambiental.

Para Souza, Economia Ambiental existe, para ajudar na busca da melhor escolha entre qualidade ambiental, produção e consumo. Tem como objetivo determinar os níveis ótimos de poluição e de exploração dos recursos naturais, bem como...
tracking img