Sustentabilidade moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Atingiu-se um ponto da história em que devemos moldar nossas ações no mundo inteiro com a maior prudência, em atenção às suas consequências ambientais. Pela ignorância ou indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao ambiente terrestre de que dependem nossa vida e nosso bem-estar. Com mais conhecimento e ponderação nas ações, poderemos conseguir pra nós e para a posterioridade umavida melhor em ambiente mais adequado às necessidades e esperanças do homem. São amplas as perspectivas para a melhoria da qualidade ambiental e das condições de vida. O que precisamos é de entusiasmo, acompanhado de calma mental, e de trabalho intenso, mas ordenado. Para chegar à liberdade no mundo da natureza, o homem deve usar seu conhecimento para, com ela colaborando, criar um mundo melhor.Tornou-se imperativo para a humanidade defender e melhorar o meio ambiente, tanto para as gerações atuais como para as futuras, objetivo que se deve procurar atingir em harmonia com os fins estabelecidos e fundamentais da paz e do desenvolvimento econômico e social em todo o mundo.”


Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano (item seis).


Resumo

Apesquisa em questão tem por objetivo apresentar de maneira sucinta os impactos da formação moral e de caráter no que diz respeito à sustentabilidade – tema que de maior discussão na atualidade.
O tema em questão possui inúmeras vertentes que se complementam a fim de construir um sistema sólido e eficiente. Foi utilizada pesquisa bibliográfica a fim de explorar a visão de diferentes autores acerca do assunto, além de construir um conceito próprio de sustentabilidade moral.
Palavras-chave: sustentabilidade, moral, sabedoria.



Introdução

A humanidade sofreu drásticas mudanças a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial e as Grandes Guerras. A nova forma de produção impulsionou o homem para um patamar de desenvolvimento nunca antes atingido,fazendo-o desenvolver-se conceitualmente para determinar o rumo da história. Surgiram várias vertentes de desenvolvimento acerca da evolução do planeta, como correntes filosóficas, desenvolvimento de ciências pouco exploradas como a Física, a Biologia e a Química, e, posteriormente surge a Administração como meio de desenvolvimento econômico.
A partir de então, os recursos naturaiscomeçaram a ser explorados de maneira desenfreada, não havendo preocupação com a continuidade do desenvolvimento do homem e do mundo.
A partir da década de 1970 cientistas começaram a observar e analisar os efeitos do “progresso em larga escala” e constataram que desde a primeira Revolução Industrial o planeta sofria com mudanças climáticas e que essas alterações no meio ambiente deveriam serfreadas de imediato, pois a continuidade da degradação do ambiente físico comprometeria as gerações futuras.
Começaram a analisar também a questão da escassez que tomava certas regiões do mundo e o modo como os recursos naturais eram utilizados pela indústria para a produção em massa. Constatou-se que o petróleo tinha prazo de validade no planeta sendo necessário criar novas formas de captação deenergia para o progresso da economia, a alteração da composição química da atmosfera terrestre acarretando no efeito estufa (retenção de parte do calor irradiado pelo sol por gases na atmosfera) e aquecimento global, a escassez de alimentos no continente africano, a estimativa acerca da falta de água, entre outras.
Atualmente é necessário desenvolver medidas para contenção dos “efeitoscolaterais” sofridos pela natureza, exigindo do homem maior capacidade de compreensão das suas ações no passado e no presente, para que sejam preservados os recursos necessários para a continuidade da espécie.


A vertente do desenvolvimento sustentável surgiu a partir de então com o intuito de criar medidas aplicáveis para a desaceleração da degradação do planeta e continuidade das...
tracking img