Georrefereciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho: Georefereciamento Curso: Tecnólogo Banco de dados

Disciplina: Tópicos Especiais

Período: 1º Data: 01 /12/2012

Professor: Narla Patricia Valor: 10 pontos

Aluno (a): Gerly Santos Nunes Matrícula: 00010479







INTRODUÇÃO



A determinação precisa de um ponto nasuperfície terrestre dá-se o nome de
georreferenciamento. Esta técnica aprimorada que consiste em tornar as coordenadas conhecidas num dado sistema de referência adotado pelo país, tem sido muito difundida nos dias atuais, devido à necessidade de se obter delimitação real de uma determinada área sem correr os riscos de sobreposição desta. Por isto existe a necessidade da realização dogeorreferenciamento em áreas rurais, e do esclarecimento dele através deste trabalho.

Em relação ao georreferenciamento de Imóveis Rurais necessita-se de receptores que utilizam uma medição extra a fim de eliminar alguns erros, permitindo assim uma determinação mais acurada e precisa de sua posição, são os chamados GPS geodésicos de uma ou duas freqüências. A crescente utilização do GPS nos levantamentosgeodésicos conduziu à necessidade de adoção de sistemas de referência.

O Sistema de navegação por satélites utiliza o World Geodestic System 1984 (WGS84) como referência, mas o sistema de referência exigido pelo INCRA no Brasil é o South American Datum 1969 (SAD69), portanto é necessário que as coordenadas obtidas a partir do rastreamento de satélites do GPS sejam convertidas para o SAD69, a fimde manter a compatibilidade com o sistema oficial. Termos para indexação: GPS, SAD-69, WGS-84, Georreferenciamento.





GEOREFERENCIAMENTO



Georreferenciamento ou georreferenciação de uma imagem ou um mapa ou qualquer outra forma de informação geográfica é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas(pertencentes ao sistema no qual se pretende georreferenciar) de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como pontos de controle.
Os pontos de controle são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, tais como intersecções de estradas e de rios, represas, pistas de aeroportos, edifícios proeminentes, topos de montanha, entre outros. A obtenção dascoordenadas dos pontos de controle pode ser realizada em campo (a partir de levantamentos topográficos, GPS – Sistema de Posicionamento Global), ou ainda por meio de mesas digitalizadoras, ou outras imagens ou mapas (em papel ou digitais) georreferenciados.
No Brasil, a Lei 10.267/01 torna obrigatório o georreferenciamento do imóvel na escritura para alteração nas matrículas, como mudança detitularidade, remembramento, desmembramento, parcelamento, modificação de área e alterações relativas a aspectos ambientais, respeitando os prazos previstos. A mesma lei criou o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais - CNIR, que terá base comum de informações, gerenciada conjuntamente pelo INCRA e pela Secretaria da Receita Federal, produzida e compartilhada pelas diversas instituições públicas federais eestaduais produtoras e usuárias de informações sobre o meio rural brasileiro.
Embora hoje a localização espacial seja uma tarefa relativamente simples para o usuário de posicionamento por satélite, ela foi um dos primeiros problemas científicos que o ser humano procurou solucionar. Conquistar novas fronteiras, com deslocamento seguro exigia o domínio sobre a arte de navegar, saber ir e voltar de umlocal a outro, com conhecimento de seu posicionamento, durante todo o trajeto, tanto na terra como no mar ou no ar.

Nesse contexto entra em cena o GPS, que é na atualidade o instrumento mais eficiente para a coleta de informações especializadas pontuais, lineares e poligonais. É a tarefa conhecida como georreferenciamento. O georreferenciamento é uma técnica aprimorada de descrição dos imóveis...
tracking img