Sustentabilidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é sustentabilidade?

Definição

O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Sustentabilidade é a habilidade de sustentarou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades dasgerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.

O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

▪ ecologicamente correto
▪economicamente viável
▪ socialmente justo
▪ culturalmente diverso

Como Começou?

Em 1972 durante o período de 5 a 16 de junho, em Estocolmo, capital da Suécia, a humanidade dava um pequeno, porém, importante passo para o conceito de sustentabilidade. Foi na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE) que começaram a seremdiscutidas as primeiras definições, do que hoje, conhecemos por sustentabilidade.

A Conferência de Estocolmo levantou dados das ações ambientais e suas consequência à nível mundial, mostrou para o mundo que as questões relacionadas com a degradação ambiental não se limita a fronteiras, religiões ou política. É uma questão mundial, e como tudo que o seja, é de interesse e responsabilidade detodos.

Foi na Declaração de Estocolmo que as primeiras diretrizes de sustentabilidade foram criadas, sendo nomeadas como Plano de Ação, nele estão dispostos os princípios de preservação e melhoria no meio ambiente, apoio financeiro e assistência técnica para países carentes de recursos.

Mas a sustentabilidade não se resume apenas ao meio ambiente, ela abrange vários níveis de organização,desde política até a empresarial. O tema a ser abordado aqui será a Sustentabilidade Cultural, veremos como ela influencia na economia, na autoestima da comunidade local e até mesmo no meio ambiente.

O que se entende por Sustentabilidade Cultural?

Definição:

Respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificações locais;

Sabendo-seque a Cultura é um dos pilares da sustentabilidade supomos que, um processo só funciona se os valores culturais de um indivíduo, grupo e empresa forem levados em consideração. Em muitos casos, valores culturais incluem práticas de atividades de nível insustentável. Faz-se então a necessidade de uma transição gradativa, porém constante, de mudança de cultura, pra que assim possa ser inserida umacultura ecologicamente correta.

Isso não significa a extinção da antiga culta, mas sim, o seu aperfeiçoamento, por que não dizer adaptação aos tempos atuais?

Cultura e sustentabilidade

A batalha pelo meio ambiente é uma batalha cultural, sua relação com o desenvolvimento da economia tem um relacionamento direto. Após a revolução Industrial, em meados do século 18, a maioria dos países adotouo método inglês de economia, onde o foco era exclusivamente o lucro. Hoje em dia, com a chamada “economia criativa”, se estabeleceu uma demasiada preocupação com o desenvolvimento sustentável, porém, essas premissas de sustentabilidade devem estar inseridas no contexto cultural. Quando o indivíduo se conscientiza da repercussão dos seus atos nas gerações futuras, desenvolve uma percepção sobre...
tracking img