Os desafios da sustentabilidade e a pluralidade cultural¹

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os desafios da Sustentabilidade e a Pluralidade Cultural¹

Achilles Rockstrok Cardoso,
Claudia Gomes da Silva,
Gláucia Ferreira de Brito,
Renata Silva Vieira,
Simaura Rodrigues Lima de Souza.




Resumo

Por ter como ponto elementar a sobrevivência do planeta, sustentabilidade é um tema de interesse mundial e tema do nosso artigo. Isso se deve ao fato do alto nível de degradação domeio sócio ambiental que leva o meio sócio-político a elaboração de planos e metas para garantir o desenvolvimento sustentável. Os objetivos do desenvolvimento sustentável é priorizar nos sistemas de conhecimentos o aumento do acesso às informações e integrar a sociedade a esse desenvolvimento sustentável. Promover a consciência ambiental nas pessoas através de práticas educativas pautadas na éticae comprometimento com o bem comum.


Palavras-Chave: Sustentabilidade. Ética. Educação. Meio ambiente.




Aliança sustentável: ética e educação

O assunto do momento é desenvolvimento e sustentabilidade, mas o que é sustentabilidade? E onde a educação entra como parte colaboradora desse processo de desenvolvimento?

Vivemos em dias de acontecimentos inesperados, que se apresentam nasalterações do clima, nas manifestações da natureza e nos problemas da área produtiva dos alimentos. Tais problemas são adventos do modo de vida do mundo globalizado e consumista que arranca da natureza tudo o quanto lhe é útil e agradável, alterando assim a forma natural das coisas no meio ambiente. Daí a sustentabilidade entra como uma maneira educada de ambas as partes saírem ganhando. No anode 1979 na Assembléia Geral das Nações Unidas o conceito de desenvolvimento sustentável foi pensado como um processo integral que inclui dimensões, não só econômicas, mas culturais, éticas, políticas, sociais, ambientais. Durante muito tempo se considerou a sustentabilidade como associada à viabilidade econômica das organizações, e por muito tempo a sustentabilidade de organizações sociais tambémesteve relacionada à eficiência econômica, e esta, por sua vez, associada à captação de meios e recursos. Neste panorama, a sustentabilidade é atingida por meio da combinação das fontes de financiamento.

Este conceito tem evoluído desde a década de 1980 ascendendo de maneira clara e precisa sobre a compreensão das organizações. A organização deve se adaptar às mudanças para ser sustentável,tendo em conta também aspectos referentes à cultura e à transformação das organizações. Se as necessidades sociais se vão modificando e moldando, as organizações devem auxiliar e acompanhar estas transformações para continuar a levar em conta o seu propósito social.

Esta idéia foi bem divulgada na década de 80, mas sofreu muitas críticas que resultaram em minimização do pensamento. Contudo,defendemos a idéia que o desenvolvimento sustentável é aquele que consegue garantir o bem estar das gerações presentes e futuras, onde os bens naturais são aproveitados conscientemente, sem que haja uma degradação do meio ambiente. Infelizmente os problemas sociais e ambientais atuais são provas de que o discurso do desenvolvimento sustentável não compreende o verdadeiro dilema contemporâneo e não estádisposto de fato a criar um novo paradigma que faça frente ao paradigma da modernidade ou “sociedade de risco” e a sua continuidade no tempo.

Em meio às contradições existe um grupo composto por vários seguimentos da sociedade contemporânea que se preocupa com a qualidade de vida da geração do presente e de tempos vindouros. Instituições de ensino superior sustentáveis procuram investir naqualidade da aprendizagem dos seus alunos, pois tem sob sua responsabilidade organizar e intervir na transmissão dos conhecimentos. A formação e a qualificação consagradas por elas devem estar intimamente relacionadas com a realidade social que se torna complexa de forma gradual e torna-se fundamental aos novos profissionais, ao crescimento de uma capacidade de resposta ativa, comunicativa, ponderada...
tracking img