Sustentabilidade corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de sustentabilidade

É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu avinculação da sustentabilidade no longo prazo.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade, até planeta inteiro. Para que um empreendimento seja considerado sustentável, é preciso que seja:

• Ecologicamente correto
• Economicamente viável
• Socialmente justo
• Culturalmente diverso

O conceito de sustentabilidade começou aser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A conferência de Estocolmo lançou asbases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. A Declaração de Estocolmo, que se traduziu em um Plano de Ação, define princípios de preservação e melhoria doambiente natural, destacando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres. Embora a expressão “desenvolvimento sustentável” ainda não fosse usada, a declaração no seu item 6, já abordava a necessidade imper “defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações” - um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimentoeconômico se social.
Sustentabilidade como parte da estratégia das organizações. O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações. Além disso, a ideia de “sustentabilidade” adquire contornos de vantagem competitiva. Isto permitiu a expansão de alguns mercados, nomeadamente o da energia, com o surgimento das energias renováveis. SegundoMichael Porter, “normalmente as companhias têm uma estratégia econômica e uma estratégia de responsabilidade social, e o que elas devem ter é uma estratégia só”. Uma consciência sustentável, por parte das organizações, pode significar uma vantagem competitiva, se for encarada integrar uma estratégia única da organização, tal como defende Porter, e não como algo que concorre à parte, com “a”estratégia da organização, apenas como parte da política de imagem ou de comunicação. A ideia de sustentabilidade, como estratégia de aquisição de vantagem competitiva, por parte das empresas, é refletida, de uma forma expressamente declarada, na elaboração do que as empresas classificam com “Relatório de Sustentabilidade”.

Ações sustentáveis nas empresas de hoje

A Philips e a Sustentabilidade

Oque é a Sustentabilidade para a Philips?

Hoje a Philips é uma empresa global, comprometida com o fortalecimento da prosperidade econômica, bem como com a qualidade ambiental e equidade social, onde quer que esteja presente.
A visão de sustentabilidade tem-se propagado intensamente e, recentemente ganhou espaço na comunicação das empresas. Esse movimento reforça a convicção no acerto do caminhoque a Philips decidiu trilhar, globalmente, há vários anos. Sustentabilidade, para a Philips, não se resume à implantação de projetos sociais e ambientais. A empresa acredita que a maior contribuição para a sociedade é trabalhar para que a Philips seja uma empresa mais sustentável.
A estratégia de atuação, é portanto, de dentro para fora. Em todo o mundo e, especificamente, na América Latina. O...
tracking img