Sustentabilidade corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE VIRÁ DEPOIS DE COPENHAGUE


Texto publicado na revista Veja, edição 2145 / 30 de dezembro de 2009.

O texto de Élisbeth Laville, inicia com uma afirmação que resume a sustentabilidade,dizendo que esta é a próxima fronteira da inovação e o pricipal motor dos negócios. De fato, percebemos que hoje o mercado, em qualquer setor que seja, exige uma posição sustentável das empresas, não setratando apenas de uma opção. Podemos dizer até que é essencial para a sobrevivência das empresas serem líderes de mercado e, ainda, reconhecidas como líderes de rsponsabilidade social.
Aresponsabilidade social corporativa (RSC) tem um histórico que inicia na chamada “pré-história”, de 1980 a 1995, que tinha o foco doações ou patrocíneos. Na sequência, de 1995 a 2009, surgiu a chamada RSC 1.0, aprimeira considerada moderna, que foi marcada por práticas industriais e processos coporativos, mesmo que de abordagem defensiva, e por reduzir custos relacionado ao consumo excessivo dos recursosnaturais, com a inteção de relatar esses esforços para diminuir o impacto negativo dos negócios sobre as pessoas e o planeta. O que evolui em 2010 para a chamada sustentabilidade 2.0, proporcionando àsestratégias corporativas de sustentabilidade um outro nível de maturidade, mesmo que ainda assim não tenha resolvido os problemas sociais e ecológicos a reputação das empresas mehorou.
A questão éque essas práticas corporativas afetam apenas uma pequena parcela do seu real funcionamento, sendo necessário que se aplique uma mudança sustenável no negócio como um todo, pensando desde amatéria-prima e tudo que influencia até o seu produto final, sendo válido também para o caso de prestação de serviços.
Esta situação propõe o desafio de se fazer uma revolução da responsabilidade socialcorporativa, com uma nova abordagem proativa e não defensiva, com foco no gerenciamento de riscos, aproveitamento do potencial de inovação e diferenciação que a sustentabilidade pode proporcionar, tendo...
tracking img