Sustentabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Sustentabilidade Ambiental
Desde a Revolução Industrial, a atividade interventora e transformadora do homem em sua relação com a natureza vem tornando-se cada vez mais predatória. A década de 1960 pode ser considerada uma referência quanto à origem das preocupações com as perdas da qualidade ambiental (Tozoni, 2004). Portanto, desde então, vem se desenvolvendo propostas de educação ambientalque leve à reflexão sobre a problemática ambiental e sua relação com a educação.
Por volta dos anos de 1990, um termo começou a ser muito mais freqüente na mídia e em todas as conversas sobre os problemas ambientais que começavam a ser muito mais seriamente sentidos em toda parte do planeta. Assim, a sustentabilidade ambiental começa a ser debatida com maior freqüência por cientistas e pessoasligadas à preservação do meio ambiente e que percebem que o atual ritmo de degradação e consumo dos recursos ambientais acabará tornando inviável a permanência do homem sobre a face do planeta. Com a criação de fóruns e a ampliação de recursos voltada ao meio ambiente no crescimento do projeto consumidor verde. Um grupo de pessoas que, mesmo não integrando essas entidades; pode perceber aimportância de estabelecerem-se regras para um consumo mais responsável e sustentável. Dentro de uma doutrina quase voluntária, os consumidores verdes começam a influenciar a forma como as grandes empresas de setores historicamente poluentes fabricam e encaram a venda de seus produtos. Ações capazes de diminuir ou igualar os impactos ambientais causados pela produção desses produtos começam a ser exigidaspor essa nova “onda” de consumidores conscientes como forma de justificar a venda e a compra desses produtos. Ficar ”de fora” representa estar “ao lado do mal”; e pode também significar perda desse mercado formado, em sua grande maioria, por pessoas de bom poder aquisitivo. Desta forma, o “consumo verde” acaba agindo como um organismo independente e não ligado a nenhuma entidade governamental;regulando o mercado.
A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dosdiversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das açõesalternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental. (Jacobi, 2003).






Autor: Em sócio-ambiental por Lopes Freire (1997)

1.2 Ética e Sustentabilidade
Com o crescimento da popularidade do conceito de sustentabilidade e com a adoção, cada vez maior pelas empresas dediversos setores, de projetos e políticas que visem enquadrar seus empreendimentos nesse conceito. Muitas empresas que praticam formas predatórias de extração de recursos ou que nunca se preocuparam com sua influência perniciosa no meio ambiente; começaram a perceber que os que enveredavam pelo caminho da sustentabilidade começaram a abarcar maiores fatias do mercado consumidor e, conseqüentementea aumentar seus lucros. Por isso, hoje em dia quase toda empresa deseja divulgar uma imagem de sustentabilidade mesmo sem a tê-la na realidade.Assim, as empresas devem primar pela ética ao decidirem trilhar o caminho da sustentabilidade. Isso porque, além dos lucros e da penetração óbvia num mercado consumidor muito mais seleto e exigente, garantirá que toda a sua cadeia produtiva seja...
tracking img