Susisate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Heinrich Marx - (1818 – 1883)

O alemão Karl Marx teve como objeto de pesquisa a sociedade capitalista de sua época. Olhando a sua volta percebeu que havia a classe dominante, que erabeneficiada devido aos trabalhos manuais das classes trabalhadoras, ao que trazia as mesmas, miséria e sofrimento como nos tempos feudais. Para entender a sociedade capitalista era necessário descobrircomo a história humana funciona e devido a este questionamento descobriu as leis da história que segundo Marx seria: “o que move a história é a luta entre as classes sociais”, constituindo o motor damudança histórica.
A história humana é a história da relação do homem com a natureza e dos homens entre si, e como intermediário a esta relações um elemento essencial: O trabalho humano.
Paraaumentar a produção social o homem foi organizando a produção junto com seus semelhantes, dando início do processo de divisão de trabalho: Divisão sexual, campo x cidade, agrícola x industrial.Relações sociais de produção – Época histórica que possui um conjunto de forças produtivas desenvolvidas sob o controle dos homens que nesta época vivem destas relações de propriedade chamadas como “modo deprodução” que foram divididas em 3 partes.
* Modo de produção escravista antigo (Grécia e Roma antiga);
* Modo de produção feudal (medieval);
* Modo de produção capitalista.
A posiçãodos homens com relação a formas de propriedade vigentes num dado modo de produção é que surgem as classes sociais causados pelos conflitos entre as classes Dominantes X Dominadora.
Dominante(Proletariado)
Dominadora (Burguesia)
O homem passou trabalhar e ganhar salário, o trabalho da profissão que antes era passado de pai para filho, no capitalismo foi dividido em partes e a produçãocontrolada por uma máquina. O trabalho é então percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros dando o nome de alienação no capitalismo (ao contrário do escravo e servo), o...
tracking img