Susentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O destino do óleo de cozinha
Um simples (e errado!) ato corriqueiro de muitas donas de casa pode contribuir e muito para a devastação de nosso planeta. Despejar o óleo de cozinha usado no ralo dapia ou no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente. Pode-se pensar que ele é inofensivo por ser — e é até aconselhado que seja — consumido em pequenas quantidades. Mas imagine residências,bares e restaurantes lançando óleo velho na natureza durante anos...

Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e alcança rios ou o mar. De acordo com EmíliaLeopoldina, formada em Gestão Ambiental e mestranda do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UnP, ao entrar em contato com os mananciais hídricos o óleo cria uma camada em cima da água que impede apenetração solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada. “Além disso também, quando é despejado, o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o epodendo causar processos de enchente. Ele também pode eliminar gás metano em contato com o sol, o que propicia a chuva ácida.”

Apesar disso, Natal (RN) não possui políticas públicas de coleta do óleoutilizado pela população. A iniciativa privada também não se mobiliza nesse sentido. O supermercado Extra mantém uma estação de reciclagem em sua loja da av. Engº Roberto Freire. Além de plásticos evidros, a central recebe o óleo de cozinha inutilizado, desde que deixado em garrafas plástica tipo pet. Por semana, é coletada uma média de nove litros. O material colhido é doado para a cooperativa decatadores da Urbana, segundo a assessoria de comunicação da empresa.

Segundo o diretor-presidente da Urbana, Bosco Afonso, a orientação é que a população junte o óleo velho em garrafas pet e, casonão saiba onde descartar, coloque na própria lixeira que os garis darão o destino correto. Mas o procedimento não suscita confiança diante de tanta desinformação sobre o tema.

A diretora do...
tracking img