Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Súmario_____________________________________________






Introdução -------------------------------------------------------------1

Surgimento Barroco -----------------------------------------------------2

Arte no Barroco --------------------------------------------------------3

Barroco no Brasil ------------------------------------------------------4

Obras-------------------------------------------------------------------5

Bibliografia -------------------------------------------------------------6


























1
Introdução_______________________________________________


Introdução



Este trabalho aborda como tema o surgimento do barroco e um pouco de sua arte, onde nela (arte), trabalharemos em cima da pintura, damúsica e da literatura.
Procuramos, além de aprender, tentar passar um pouco do que estudamos, tentando assim transmitir um pouco da cultura daquela época, afinal, a cultura de hoje em dia baseia-se na cultura antiga.
Então, vamos à leitura?






























2
surgimento_______________________________________________


O Começo de Tudo

Tendoinício em 1600 e começo de 1700, o estilo barroco nasceu da crise de valores renascentistas ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise econômica vivida em consequência da falência do comércio com o Oriente. O homem do Seiscentismo vivia um estado de tensão e desequilíbrio, do qual tentou evadir-se pelo culto exagerado da forma, sobrecarregando a poesia de figuras, como a metáfora, a antítese,a hipérbole e a alegoria.
Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca é reflexo do dilema, do conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo e teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do século XVII. A arte assume, assim, uma tendência sensualista, caracterizadapela busca do detalhe num exagerado rebuscamento formal.
O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.
Apesar das diferentes interpretações que se verificaram nos diferentes países e regiões, determinadas por diferentes contextos políticos,religiosos e culturais, este estilo apresentou algumas características comuns, como:

- a tendência para a representação realista;
- a procura do movimento e do infinito;
- a tentativa de integração das diferentes disciplinas artísticas;
- emocional sobre o racional: o seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingidaatravés dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio;
- busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
- violentos contrastes de luz e sombra;
- pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida;
- a amplitude, a contorção e a exagerada riqueza ornamental, ausência deespaços vazios e o gosto pela teatralidade.



3
Arte Barroca______________________________________________

Pintura

Na pintura verificou-se, neste período, para além da transformação estilística, o alargamento dos géneros e das próprias dimensões desta forma de arte, de maneira a integrar organicamente os espaços arquitectónicos.
O mais influente pintor deste período foi o italianoCaravaggio, famoso pelas pinturas religiosas nas quais os contrastes entre a luz e sombra na modelação dos corpos e dos espaços introduz uma atmosfera dramática de intensa espiritualidade.
A pintura barroca flamenga afirmou-se através do trabalhos de dois artistas, bastante diferentes entre si: Peter Paul Rubens, autor de uma pintura vigorosa, sensual e teatral, e Rembrandt van Rijn, pintor...
tracking img