Surrealismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Surrealismo?
O Surrealismo marcou a arte por seus acontecimentos bizarros ou estranhamente coincidentes. Ele surgiu em Paris na década de 1920.
O Surrealismo foi um movimento artísticomarcado pelas suas pinturas bizarras e irracionais. O movimento também se caracterizou por usar imagens impressionantes para impactar e chegar a um público mais dinâmico.
Entre os artistas maismarcantes da época estão Salvador Dalí e Joan Miro. Uma das obras mais famosas do período foi “A persistência da memória”, de Dalí, onde ele cria um mundo irracional e faz referência à morte.

OSurrealismo caracteriza-se principalmente pela negação da lógica e do racional.
Oficialmente, o Surrealismo acabou em 1945. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o expressionismo abstrato ganhou força. AndréBreton, contudo, continuou fiel aos ideais surrealistas até sua morte, em 1966. Muitos outros artistas também continuaram - e continuam - a produzir trabalhos com o espírito surrealista até os dias dehoje.
surrealismo no brasil
No Brasil, o movimento chegou de forma tênue, mas nem por isso passou despercebido. Vivíamos um período de valorização da racionalidade, exaltando o sentimentonacionalista e formando nossa identidade - o período Modernista. Nas artes, vigorava a antropofagia de Mario e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral... Mas é claro que a influência surreal chegou.Antropofagicamente, foi devorada e cuspida em obras como a Cuca, de Tarsila do Amaral. Também influenciados foram Cícero Dias, Guignard, Ismael Nery.

O grande destaque brasileiro - não só nesta exposição, mastambém em todo o movimento - é Maria Martins. Considerada uma das principais escultoras surrealistas, foi amante de Marcel Duchamp. André Breton encantou-se com seu trabalho, quando se encontraram emNova York. Suas peças têm caráter fantástico. Na escultura em bronze Impossível, bustos humanos têm lanças em vez de cabeças. Mais conhecida na Europa que no Brasil, Maria Martins pode ter seu...
tracking img