Surrealismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SURREALISMO

Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no períodoentre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reune artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelo Marxismo, o surrealismoenfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e críticoAndré Breton é o principal líder e mentor deste movimento.
Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista. Além de Breton seus representantes mais conhecidossão Antonin Artaud no teatro, Luis Buñuel no cinema e Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas.
As características deste estilo: uma combinação dorepresentativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Entre muitas de suas metodologias estão a colagem e a escrita automática. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar dasexigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos. Humor, sonho e a contra lógica são recursos a seremutilizados para libertar o homem da existência utilitária.

Entre os artistas ligados ao grupo em épocas variadas estão os seguintes escritores franceses ,o dramaturgo AntoninArtaud, Paul Éluard, Louis Aragon, Jacques Prévert e Benjamin Péret, que viveu no Brasil.

O Surrealismo destacou-se nas artes, principalmente por quadros, esculturas ou produçõesliterárias que procuravam expressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita automática.
tracking img