Surgimento do teatro brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução.....................................................................................4
Desenvolvimento.........................................................................5
Conclusão.....................................................................................10
Bibliografia...................................................................................11Introdução
Esse trabalho é sobre o teatro brasileiro, desde o século XVI, quando foi introduzido no Brasil pelos jesuítas como uma forma de catequese, até os dias atuais. Também tem o nome de algumas peças teatrais que foram feitas ao longo do tempo no Brasil e seus respectivos autores.

Surgimento do teatro brasileiro – Século XVI
O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou afazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico baseado na Bíblia,e era umaforma de catequizar os índios. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta.
As primeiras peças de teatro
As primeiras peças foram, então, escritas pelos Jesuítas, que se utilizavam de elementos da cultura indígena (a começar pelo caráter de "sagrado" que o índio já tinha absorvido em sua cultura), até porque era preciso"tocar" o índio, falando de coisas que ele conhecia. Misturados a esses elementos, estavam os dogmas da Igreja Católica, para que o objetivo da Companhia - a catequese - não se perdesse.
As peças eram escritas em tupi, português ou espanhol (isso se deu até 1584, quando então "chegou" o latim). Nelas, os personagens eram santos, demônios, imperadores e, pôr vezes, representava apenassimbolismos, como o Amor ou o Temor a Deus. Com a catequese, o teatro acabou se tornando matéria obrigatória para os estudantes da área de Humanas, nos colégios da Companhia de Jesus.
Os atores, nessa época, eram os índios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peças apresentadas nas Igrejas, nas praças e nos colégios.
No que dizrespeito aos autores, o nome de mais destaque da época é o de Padre Anchieta . É dele a autoria de “Auto de Pregação Universal”, escrito entre 1567 e 1570, e representado em diversos locais do Brasil, pôr vários anos.
Outro auto de Anchieta é “Na festa de São Lourenço”, também conhecido como Mistério de Jesus. Além dos autos, outros "estilos teatrais" introduzidos pelos Jesuítas foram opresépio, que passou a ser incorporado nas festas folclóricas, e os pastoris.
Teatro brasileiro – Século XVII
No século XVII, com o declínio do teatro jesuítico,pois a obra missionária já estava praticamente consolidada, houve escassas manifestações teatrais, em geral apenas marcando as comemorações cívicas ou religiosas, embora já surgissem alguns autores, com marcada influência do teatro espanhol.Peças do século XVII
Das peças encenadas na época, podemos destacar as comédias apresentadas nos eventos de aclamação a D. João IV, em 1641, e as encenações promovidas pelos franciscanos do Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro, com a finalidade de distrair a comunidade. Também se realizaram representações teatrais pôr conta das festas de instalação da província franciscana daImaculada Conceição, em 1678, no Rio.
O que podemos notar neste século é a repercussão do teatro espanhol em nosso país, e a existência de um nome (ligado ao teatro) de destaque: Manuel Botelho de Oliveira (Bahia, 1636-1711). Ele foi o primeiro poeta brasileiro a ter suas obras publicadas, tendo escrito duas comédias em espanhol (“Hay amigo para amigo” e “Amor, Engaños y Celos”).
Teatro...
tracking img