Surgimento do imperio romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento do imperio romano
O surgimento do Império veio como consequência do esforço de expansão crescente de Roma durante os séculos III e II a.C.. Segundo alguns historiadores, a população sob o domínio de Roma aumentou de 4 milhões em 250 a.C. para 60 milhões em 30 a.C., o que ilustra como Roma teve o seu poder ampliado nesse período, de 1.5% da população mundial, para 25%.

Nos últimosanos do século II a.C., Gaius Marius transformou o Legião romana num exército profissional, no qual a lealdade dos soldados de uma legião era declarada ao general que a liderava e não à sua pátria. Este facto, combinado com as numerosas guerras que Roma travou nos finais da República (Invasão dos Cimbros e Teutões, Guerras contra Mitridates, rei do Ponto, entre outras, a culminar nas guerras civisdo tempo de César e Augusto) favoreceu o surgimento de uma série de líderes militares (Sulla, Pompeu, Júlio César), que, apercebendo-se da força à sua disposição, começam a utilizá-la como meio de obter ou reforçar o seu poder político.

As instituições republicanas encontravam-se em crise desde o princípio do século I a.C., quando Lucius Cornelius Sulla quebrou todas as regras constitucionaisao tomar a cidade de Roma com o seu exército, em 82 a.C., para se tornar ditador vitalício de seguida. Sulla resignou e devolveu o poder ao senado romano, mas no entanto o precedente estava lançado.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4720/1/O-SURGIMENTO-DO-IMPERIO-ROMANO/Paacutegina1.html

As guerras punicas


Guerras Púnicas - Histíoria das Guerras Púnicas

Guerras entre Roma eCartago travadas pelo domínio do Mediterrâneo.

A primeira Guerra Púnica (264-241 a.C.) desenrolou-se em grande parte no mar  e foi começada pelos romanos para expulsar os cartagineses da Sicília, objetivo que finalmente cumpriram.
A marcha de Aníbal até a Itália

Cartago e Roma lutaram para obter o controle do mar Mediterrâneo, nos séculos III e II a.C., durante as Guerras Púnicas. O generalcartaginês Aníbal formou um grande exército que cruzou o rio Ródano e os Alpes em elefantes para atacar os romanos na Itália.

Aníbal atacou Sagunto, o que desencadeou a segunda Guerra Púnica (218-201 a.C.). Depois, cruzou os Alpes e atacou os romanos na Itália, sobre os quais obteve importantes vitórias, embora não os pudesse derrotar de forma definitiva. Cipião, o Africano, que havia derrotadoos cartagineses na Hispânia, desembarcou no norte da África e derrotou Aníbal em Zama.

Os discursos de Catão, o Velho, incitaram os romanos contra os cartagineses e desencadearam a terceira Guerra Púnica (149-146 a.C.). Públio Cornélio Cipião Emiliano capturou e arrasou Cartago.
http://www.historiadomundo.com.br/cartagines/guerras-punicas.htm

Entre os séculos 3 e 2 a.C., Roma e Cartago,grandes potências da época, se enfrentaram na região do mar Mediterrâneo. Tais conflitos, divididos em três períodos, ficaram conhecidos como Guerras Púnicas, pois os romanos chamavam os cartagineses de Poeni, quer dizer, "fenícios".
Os motivos de tais conflitos foram diferentes para as duas civilizações. Cartago lutou para manter seu controle comercial sobre o mar Mediterrâneo, enquanto Roma lutoupara expandir seus domínios políticos e militares sobre os povos da Península Itálica e, depois, por todo o litoral do Mediterrâneo.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/guerras-punicas---antecedentes-roma-e-cartago-disputam-o-controle-do-mediterraneo.htm

Expansao do imperio romano

Formação e Expansão do Império Romano
Após dominar toda a península itálica, osromanos partiram para as conquistas de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses, liderados pelo general Anibal, nas Guerras Púnicas (século III a.C). Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum.
Após dominar Cartago, Roma ampliou suas...
tracking img