Mnmn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Republica: Crise da Republica Romana.

Como vimos anteriormente, as conquistas militares empreendidas pelos romanos na Península Itálica e posteriormente nas Guerras Púnicas (Roma x Cartago), expandiu o território romano do Ocidente ao Oriente e deu aos romanos o domínio do mar Mediterrâneo. No entanto, a expansão romana acabou provocando muitas transformações, que foram responsáveis pela criseda republica romana. Dentre essas mudanças, podemos mencionar:
1.O aumento do número de escravos. O crescimento do número de escravos levou ao aparecimento de revoltas feitas por escravos, a exemplo dessas podemos mencionar, a revolta comandada pelo escravo Espartacus.
2. A concentração de terras nas mãos de uma aristocracia.
3. A ruína dos camponeses, pois o trabalho escravo passou a dominara economia.
4. O surgimento de uma grande massa de desempregados no campo, que passaram a migrar para a cidade (Êxodo Rural)
5. Surgimento de uma nova classe social: os cavaleiros ou “homens novos”. O aparecimento deste grupo social estava relacionado ao desenvolvimento do comercio e da manufatura, pois a conquista do Mediterrâneo proporcionou aos romanos a abertura de novos mercados.
6.Surgimento de um Exército profissional. Os soldados passaram a receber salários (soldos)
Essas transformações desencadearam novas lutas sociais, assinalando a decadência da república romana, e na tentativa de resolvê-las, foram tomadas as seguintes medidas políticas:

1.As reformas de Tibério Graco e Caio Graco (133-121 a.C)
Tibério Graco: Para atender aos interesses do povo e dos homens novos,aprovou a Reforma Agrária, isto é, limitou a extensão das terras dos latifundiários e concedeu terras para os desempregados. Os grandes proprietários ficaram insatisfeitos com as medidas adotadas por Tibério, e este foi assassinado em 132 a.C.
Caio Graco: Ao subir ao poder, retomou o projeto de reforma agrária e criou a Lei Frumentária, que obrigava a venda do trigo a preços baixos a populaçãopobre. As reformas de Caio também se chocaram com os interesses dos grandes proprietários rurais, e este governante foi obrigado a suicidar em 121 a.C.

2. As ditaduras de Mario e Sila: (109-79 a..C)
O fracasso das reformas dos irmãos Gracos aprofundou mais ainda a crise social e política em Roma, abrindo o caminho para a instalação de Ditaduras militares.
Mario: Reformou o Exército, aumentou opoder dos cavaleiros e tomou medidas atendendo as reivindicações do povo. Com a sua morte em 86 a.C, o general Sila, subiu ao poder apoiado pela aristocracia e Senado.
Sila: Governou a serviço da aristocracia, e seu governo trouxe insatisfação ao povo e aos homens novos. Morreu em 79 a. C sem conseguir resolver a crise que se abatia sobre Roma.

3. Fim da República: (78-30 a.C)
3.1. Formação doPrimeiro Triunvirato: Roma foi dividida entre Crasso, Julio César e Pompeu. Com a morte de Crasso, o poder passou a ser disputado entre César e Pompeu. Pressionado por César e seus aliados, Pompeu fugiu para o Egito, aonde acabou sendo assassinado.
3.2. Ditadura de César: Após a morte de Pompeu, César tornou-se ditador vitalício de Roma. Governou a serviço dos cavaleiros e das camadas populares.As reformas propostas por César desagradaram a aristocracia, pois afetou aos seus interesses econômicos e políticos. Assim, a aristocracia começou a conspirar contra César, que acabou sendo assassinado no Senado em 44 a.C.
3.3. Formação do Segundo Triunvirato: Após a morte de César, Roma foi dividida mais uma vez. Marco Antonio, Otavio e Lépido formaram o Segundo Triunvirato. Esse período foimarcado por uma luta pelo poder entre os triunviratos, da qual o vitorioso foi Otavio, sobrinho de Julio César. Com a concentração dos poderes em Otavio, terminava assim a República e começava o Império.

Império:
O Império Romano foi dividido em duas fases: o Alto império, que assinala o seu apogeu e o Baixo Império, marcado pela fragilidade social e política, que acabou provocando a sua...
tracking img