Supply chain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvendo um Plano de Capacitação Logística

Marcella Autran Burlier Drummond

O objetivo deste artigo é apresentar características consideradas fundamentais para a elaboração de um plano de capacitação na área de logística empresarial, bem como destacar uma metodologia capaz de articular os componentes necessários à capacitação na atividade, de forma a contribuir para a melhoria dodesempenho da empresa.

A logística vem superando barreiras no cenário mundial. O que antes era visto como uma área sem expressão, é hoje considerado elemento de fundamental importância para a sobrevivência das empresas. Pensamentos como o de “saco sem fundo”, onde empresas realocavam para a área de logística, funcionários não capacitados das mais diversas áreas, tornaram-se gradativamente obsoletos.   
Um fenômeno semelhante vem acontecendo com a capacitação nas empresas. Não obstante o fato das mesmas terem o conhecimento do valor de se capacitar, muito ainda há de ser feito para otimizar o desenvolvimento técnico de seus funcionários.
Devido ao avanço dos processos tecnológicos e à aceleração do fluxo de informação, a necessidade de atualizar-se é cada vez maior, uma vez que, como sepode inferir do gráfico da figura 1, novas descobertas ocorrem em um menor espaço de tempo. Tais eventos implicam na ramificação da teoria, ou seja, em uma maior especificidade do conhecimento (figura 2).
O conhecimento em logística pode ajudar e muito na melhoria de processos operacionais e estratégicos das empresas. Em parte, a grande ajuda que a logística recebe provém da tecnologia, que nasúltimas décadas teve seu “boom”, passando a crescer exponencialmente. Na logística ela atua na integração da cadeia, nos controles e na automação das atividades, e quanto mais avança, mais mudanças acontecem, surgindo assim uma maior necessidade de capacitação.
[pic]
Figura 1 – Avanço Tecnológico x Tempo
Fonte: W. P. Longo

[pic]
Figura 2 – Relação Causa x Efeito
                                         
  Por que investir em um plano de capacitação em logística?
Quem não quer melhorar a satisfação do cliente ou parceiro e ganhar benefícios com seu negócio melhor estruturado? Capacitar-se em logística implica em utilizar melhor os recursos de infra-estrutura, no qual as empresas se sustentam. Significa melhorar o desempenho global dentro da cadeia, pensando não só em aprimorar o fluxo de bens e deinformação, bem como na redução do capital de giro ou mesmo no retorno sobre o ativo.
De acordo com uma pesquisa norte-americana, realizada pela Establish, Inc./Herbert W. Davis and Company, em 2004, os dois maiores direcionadores de decisão em logística são: nível de serviço e custo. A capacitação em logística muito contribui para um melhor desempenho nos dois pontos acima citados, conformeapresentado na figura 3.
O aumento da demanda dos clientes em razão de níveis de serviços cada vez mais elevados, leva as organizações a necessitarem efetuar suas operações com mais eficiência e eficácia. De acordo com Ronald H. Ballou (2001), “o nível de serviço logístico é o fator-chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade”.
Por outrocaminho, estratégias de redução de custos logísticos, sejam eles tributários, custos de estoque ou custos de transporte, são “um bom chamariz” para os grandes empresários, já que reduzindo custos torna-os mais competitivos, podendo aumentar a margem de lucro, bem como o retorno sobre o capital do acionista.
O profissional de logística, com a integração dos processos ao longo da cadeia desuprimento, passou a enxergá-la em toda sua plenitude, de forma estratégica, buscando os melhores resultados possíveis em termos de redução de custos, de diminuição de desperdícios e de agregação de valor para o consumidor final.
[pic]
Figura 3 – Meios para Otimização de Resultados
Portanto, a renovação do conhecimento em logística é crucial para o acompanhamento do mercado. É...
tracking img