Supermercado comseg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Contingência
Contingência: Algo que pode ou não acontecer, mas quando acontece passa a influenciar o comportamento da organização.
   Abordagem Contingencial
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Refere-se a uma proposição cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiência e pelaevidência, e não pela razão. A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma novaperspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo. Diferentes ambientes requerem diferentes relações organizacionais para obter eficácia, tornando-se necessário um modelo apropriado para cada situação. Por outro lado, diferentes tecnologias conduzem a diferentes desenhos organizacionais, bem como as variações no ambiente ouna própria tecnologia conduzem a variações na estrutura organizacional.
Se o comportamento causa mudança no ambiente, a mudança ambiental será contingente em relação ao comportamento.
A nova etapa da abordagem contingencial é dividida em três teorias, clássica, RH e burocrática.
Teoria da Contingência
Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada deabsoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes. Existe uma relação funcional entre elas, comovimos, essa relação funcional é do tipo "SE-ENTÃO" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização. A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "SE-ENTÃO", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condições ambientais e aspráticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas
 [pic]
Origem da Teoria
A origem da Teoria da Contingência se deu pela pesquisa de Lawrence e lorsch sobre a confrontação da organização versus ambiente. Eles preocupados com as características que devem ter as empresas para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas e tecnológicas, fizeram uma pesquisa comdez empresas de diferentes meios industriais. A pesquisa inicio-se com o sentido de aplicação das teoria de sistemas abertos a problemas de estruturas organizacionais e de pratica administrativa. O resultado final resultou eu dois problemas nas organizações: diferenciação e integração.
Devido os resultados de varias pesquisas que procurava verificar os modelos de estruturas organizacionais maiseficazes nas empresas determinadas, surgiram pesquisas isoladas, que pretendiam confirmar que as organizações mais eficazes seguiam os pressupostos da teoria Clássica. 
Pesquisa de Chandler sobre Estratégia e Estrutura
Alfred Chandler realizou uma investigação histórica sobre as mudanças estruturais de grandes organizações relacionando-as com a estratégia de negócios. O autor estuda aexperiência de quatro grandes empresas americanas (Dupont, General Motors, Standard Oil e a Sears Roebuck), e examina comparativamente essas corporações americanas demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada a sua estratégia. A conclusão de Chandler é que a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratégia...
tracking img