Confira 10 dicas para melhorar sua rede wireless

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Confira 10 dicas para melhorar sua rede Wireless
  Posted by Denise Silva
  2 comments
Quais são, então, os problemas que podem estar ocorrendo para que o sinal chegue tão fraco ao destino? Talvez seja simplesmente a distância a ser percorrida. Pode ser que o micro esteja em um local que, simplesmente, fica fora do alcance ou “escondido” do roteador. Pode também ser a distribuição dos móveispois o sinal wireless teria que virar muitas esquinas para alcançar o destino, o que causará muitas perdas. Se você mora em um prédio de apartamentos, talvez o local esteja sendo inundado por diversos sinais vindos de outros roteadores na mesma área. Pode também ser uma interferência estrutural, por exemplo, se existir um móvel de aço grande, ou então uma máquina de lavar ou secar roupas entre oroteador e o computador.
Mais algumas chances: pode ser o software que está em uso. Os roteadores usam programas que precisam de atualização tanto quanto os demais, e às vezes o firmware que veio com o roteador pode ser de alguma versão com problemas. Realmente, são várias possibilidades pelas quais o sinal pode estar fraco ou simplesmente não está conseguindo chegar até um determinadocomputador.

Felizmente, existem várias formas de extender o sinal, e muitas delas não necessitam de gasto algum ou é um valor pequeno. Vejamos algumas maneiras de melhorar a conectividade wireless, ordenadas pelo custo e facilidade de implementação, da mais simples e barata até as opções mais completas, porém mais caras:
1 – Mudar o canal de comunicação (gratuito)
Assim como nos televisores, osroteadores wireless também operam com canais de comunicação. Quando se instala um roteador típico, ele geralmente escolhe um determinado canal por default. Alguns roteadores escolhem o canal que esteja mais livre, mas nem sempre eles acertam na escolha. Assim, verifique por você mesmo qual dos canais Wi-Fi é o menos ocupado ou o que funciona melhor em seu caso. Para fazer isto, uma boa ferramenta é oprograma inSSIDer. Não se iluda com os gráficos e excesso de informação, preste atenção na colunca “canal”. Ela mostra quantos roteadores estão na área, por exemplo, no canal 5. Se houver muitos roteadores no mesmo canal, experimente mudar para um outro, menos carregado. O canal pode ser mudado usando o software de configuração do roteador. Como cada rotador é diferente, consulte o manual do aparelhopara descobrir como fazer esta mudança.
2 – Atualizar o firmware do roteador (gratuito)
Os roteadores mais poderosos, destinados ao ambiente corporativo, geralmente mostram um aviso quando surgem novas versões do software, mas esta é uma medida freqüentemente desconhecida pela maior parte dos usuários domésticos, uma vez que nos modelos mais baratos de roteador não aparece qualquer notificaçãosobre isso. E fica ainda pior com roteadores antigos, que sequer oferecem a opção de fazer upgrade de seu firmware (firmware é um chip que fica no interior do roteador onde fica gravado o software que o faz operar).
Nos roteadores que permitem atualização de firmware, existe esta opção no próprio software que usamos para configurá-lo. Entretanto, em geral é preciso ir manualmente até o site dofabricante para procurar e baixar a atualização, e depois gravar a nova versão no firmware. Quando existe uma nova versão, o fabricante relata o que ela incrementa ou conserta nas versões anteriores e, no geral, estas correções estão relacionadas a problemas de conectividade.
3 – Atualizar o firmware do adaptador de rede (gratuito)
Assim como acontece nos roteadores, os adaptadores de redewireless nos micros de mesa e nos notebooks podem ter seu software atualizado pela regravação do firmware. O bom alcance do sinal wireless vem em função tanto do roteador quanto do receptor do sinal, por isso é que a atualização do adaptador de rede pode melhorar a qualidade do sinal.
4 – Mudar as posições (gratuito ou muito barato)
Em geral o roteador wireless é colocado numa posição próxima ou...
tracking img