Super saturada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Solução Supersaturada

Neste procedimento , pesamos 8.5 gramas de Acetato de Sódio tri – hidratado em um Béquer de 50 ml, como foi pedido ,depois houve a adição de 5,0 ml de água deionizada. Em seguida foi utilizado o bastão de vidro para ajudar na solubilização do acetato. Após asolubilização máxima do NaOAc. 3h2O , levou- se o béquer para o aquecimento, no bico de Bunsen, usando a tela de Amianto como suporte . O termômetro exercerá duasfunções nesse procedimento , controlar a temperatura e funcionar como bastão de vidro , ajudando consideravelmente a solubilização.
Com a totalsolubilização do acetato de Sódio , essa solução foi dividida em 2 tubos de ensaio e esperou-se o resfriamento à temperatura ambiente. A espera do resfriamentodo acetato , foi pego na bancada de sólidos 4,0 g de KBr e foi repetido o mesmo procedimento feito com o NaOAc.
Depois do resfriamento dassoluções de NaOAc e de KBr, foi utilizada duas formas de recristalização , uma vez em cada tubo de NaOAc. Esse formas de recristalização não foramutilizadas no tudo da solução de KBr , pois quando volta a temperatura ambiente a solução não fica supersaturada. No primeiro tubo foi colocado um cristal bempequeno da substancia que estava contida no tubo , o que ocasiona uma recristalização rápida da substancia , no caso , o acetato. No segundo a forma derecristalização foi utilizado o bastão de vidro para atritar nas parades do tudo de ensaio ajudando assim na recristalização, forando assim um corpo de chão.
tracking img