Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA

DISCIPLINA: Química Geral I Experimental

PROFESSORA: Leila Aguilera













SOLUBILIDADE E CONDUTIVIDADE DAS SOLUÇÕES



Componentes:

1. Larissa Alves de Jesus Lima

2. Ludmila Nascimento Anunciação

3. Marcelo Vasconcelos Ferreira

4. Thiago Correia dos Santos

5. Vitor de Souza Ribeiro











Salvador, 6 de maiode 2011





CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA

DISCIPLINA: Química Geral I Experimental

PROFESSORA: Leila Aguilera









Assinaturas:



1.

2.

3.

4.

5.











Data de realização do experimento: 28 de abril de 2011













1. OBJETIVOS



Constatar na prática que algumas substâncias são formadas por moléculas polares e outraspor moléculas apolares. Verificar a solubilidade de alguns compostos, constatando que a natureza iônica, polar ou apolar, de uma substância influi na sua solubilidade em determinados solventes. Relacionar solubilidade com as interações intermoleculares.









































2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Solubilidade pode serconceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja , existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade.

A temperatura interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a um certo soluto, desta forma a cada temperaturateremos um determinado valor para a solubilidade.

Tipos de soluções em relação à capacidade de solubilidade

1-Insaturada = é a solução que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo, portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente.

2-Saturada = é aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pelapresença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente).

3-Supersaturada = é uma solução instável, que contém dissolvida em

quantidade de soluto superior à necessária para a saturação.

Em relação a quantidade de soluto, podemos classificar as soluções em

Diluídas e concentradas. As soluções diluídas contêm pouco soluto em relação ao solvente. As soluções concentradas contêmmuito soluto em relação ao solvente.


















3. PARTE EXPERIMENTAL



3.1 Vidrarias

Bureta

Tubo de Ensaio

Béquer



3.2 Materiais diversos

Cabelo
Caneta plástica

Álcool

Gotas de óleo



3.3 Reagentes

H2O

CH3(CH2)4CH3

CH3CH2OH

CH3CH2OHH2O

CH3COONa

CuSO4(aq)

C12H22O11(aq)

HCl(aq)

CH3COOH(aq)3.4 Procedimento

3.4.1 Ação de um campo elétrico

Montar uma bureta de 50 mL em suporte universal e encher a mesma com água destilada. Abrir a torneira da bureta com água de modo a deixar correr um fio de água mais fino possível (um fio, e não gota a gota) de uma altura de aproximadamente de 10 cm entre o bico da bureta e a boca de um béquer. Atritar um bastão de plástico (canetaesferográfica) contra uma flanela e chegar para bem próximo do fio de água (sem encostar). Observar. Repetir o procedimento usando agora álcool etílico e hexano.

3.4.2 Líquidos miscíveis e imiscíveis

Utilizando tubos de ensaio testar a miscibilidade do etanol e hexano na água e a solubilidade do hexano no etanol. Observar a formação de mais de uma fase ou não no tubo de ensaio.

3.4.3 Soluçãoinsaturada, saturada e super saturada

Adicionar 2 mL de água destilada em um tubo de ensaio, adicionar 0,5 g de acetato de sódio e agitar. Verificar se houve a solubilização do sal.Adicionar mais 3,0 g do sal no tubo de ensaio e agitar. Se não houver a solubilização do sal após agitação do tubo de ensaio, aquecer o tubo com auxílio de um bico de Busen até que o sal esteja todo dissolvido....
tracking img