Suntzu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VAREJO




























































Objetivo


Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o cenário contextual em que ocorrem as transações varejistas, iniciando por um breve histórico dessa ação de negócios, definindo tipos de varejo, funções do seu administrador e variáveis quecontrolam esse mercado.
O capítulo apresenta também um quadro das principais tendências do varejo, de forma a conduzir o leitor à melhor compreensão das possibilidades futuras desse segmento.











































Introdução


Neste trabalho buscaremos apresentar o papel dos varejistas na edição de valor na cadeia que vaidos produtos aos consumidores.
Estaremos apresentando os diversos tipos de varejistas e os tipos de decisões tomadas por eles, as discussões das tendências do varejo dentre elas: competição, tecnologia e globalização dos mercados.
As mudanças decorrentes da abertura de mercado por meio da globalização vêm modificando o mercado de varejo, principalmente com a vinda de fortes grupos doexterior, o que gera grande competitividade nesse setor.
O acirramento da concorrência tem levado esse segmento a buscar diferenciações, sejam por meio de investimentos em automação e programas de prevenção de perdas, por treinamentos, visando à busca de agilidade e eficiência operacional, ou, ainda, pela preservação das margens de lucros.
Ao se analisar o cenário descrito, é fácilperceber a importância do varejo no contexto mercadológico e econômico, e de como ele afeta a todos de forma direta e indireta. Várias empresas comercializam produtos e serviços direta e indiretamente ao consumidor final e milhões de reais são transacionados diariamente em tais atividades. Por esses fatores, além de criar emprego e girar a economia, o varejo, principal elemento de ligação com oscanais de distribuição, é também importante elemento do marketing que permite explorar utilidade de posse, tempo e lugar.























O Papel do Varejo na Distribuição



Após comprar as mercadorias das fabricas os atacadistas e varejistas começam seu trabalho de levar o produto ao cliente final, este trabalho pode ser realizado através das vendaspor lojas ou não. Eles auxiliam a colocar o produto do fabricante no mercado, cada um com estratégias de operação diferentes. Os atacadistas adquirem as mercadorias dos fabricantes e as vendem para os varejistas, que, por sua vez, vendem-nas para o consumidor final. No processo de satisfazer às necessidades dos clientes, tanto varejistas quanto atacadista tomam as decisões a respeito de compra emanuseio das mercadorias, informando os clientes e os fornecedores, assim como vendendo os produtos.
Um exemplo de varejista seria a loja de lingerie Recco que trabalha com suas lojas próprias em pontos de venda como nos shoppings , outro exemplo seria a Natura que vende seus produtos através de revistas ambas atendem os consumidores finais.
O número de pessoas que trabalham no varejoé três vezes maior que no atacado, as vendas reais do comércio varejista têm apresentado taxas de crescimento positivas desde 2004 e confirmado a tendência de crescimento do setor, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE em todo o País. Para medir o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoasocupadas, totalizando nove mil informantes em todo o país.
Os dados da última Pesquisa Mensal do Comércio disponível, de setembro de 2007, registraram aumento de 8,5%, em relação a setembro de 2006 destacando não só a performance acima da prevista, mas também a aceleração registrada no encerramento do ano de 2006 e início de 2007.

Na comparação dos anos 2005 e 2006, sete dos oito...
tracking img