Banco de dados distribuidos para sistemas bancarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Alhandra Teixeira
Luis Fernando Wigeneski
Murilo Bortolotto
Raphael Almeida

USO DE BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDO PARA AUMENTO DO DESEMPENHO EM SISTEMAS BANCÁRIOS

Brasília
2012

Alhandra Teixeira
Luis Fernando Wigeneski
Murilo Bortolotto
Raphael Almeida

USO DE BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDO PARAAUMENTO DO DESEMPENHO EM SISTEMAS BANCÁRIOS

Trabalho de Conclusão de Disciplina como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Sistemas Distribuídos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Orientador: Msc. Fabiano Mariath D’Oliveira

Brasília
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1. Rede de Computadores 5
2.2. Banco de Dados 52.3. Banco de Dados Distribuídos 5
3. DESENVOLVIMENTO 7
3.1. Bancos de Dados Distribuídos (BDD) 7
3.2. Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos. 8
3.3. Vantagens e Desvantagens do BDD 10
3.4. Tipos de usuários de BDD 11
3.5. Armazenamento de dados 12
3.6. Sistemas Bancários 13
4. CONCLUSÃO 16
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO
Ao final dadécada de 60, já no início da década de 70, devido à grande evolução da informática, houve um grande aumento na quantidade de processamento de dados. Isso impossibilitou o controle da quantidade de processos e usuários através do simples uso dos sistemas de arquivos. Devido a esta demanda, surgiram os Bancos de Dados (BD), com o objetivo de controlar, organizar e armazenar os dados.
O uso dos BDstem sido feito desde sua criação até os dias atuais. Em meados dos anos 80, foram feitas pesquisas que avaliavam a viabilidade do uso de outros tipos de bancos de dados, que não eram muito utilizados na época: bancos de dados paralelos, orientados a objetos e distribuídos. O foco deste trabalho será o Banco de Dados Distribuído (BDD), e tentaremos explicar sobre sua funcionalidade, utilização eárea de aplicação.
Em um BDD, o Banco de Dados é armazenado em diversos computadores, comunicando-se através de redes de alta velocidade. Geralmente, em empresas de médio e pequeno porte, ainda são usados bancos de dados centralizados, onde o usuário faz uma solicitação e uma estância coleta a informação no servidor, que é local.
No entanto, em algumas empresas de grande porte, o centralizado estásendo substituído pelo distribuído, por ser mais eficaz quando se trabalha com um grande volume de dados.
Como forma de resolução deste problema e de esclarecimento sobre vantagens no uso de Bancos de Dados Distribuídos, buscaremos apresentar através dos conceitos de Redes de Computadores, Bancos de Dados, Bancos de Dados Distribuídos e Sistemas Bancários (requisitos e segurança), os motivos pelosquais o uso de BDDs trará melhoria no desempenho do sistema sem prejudicar a Funcionalidade, Usabilidade, Confiabilidade e Suportabilidade, além da segurança.

REFERENCIAL TEÓRICO
Rede de Computadores
Como afirma Tanenbaum (2003), uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído através da integração de computadores e outros dispositivos. Sua finalidade é ocompartilhamento de recursos e informações, o que possibilita a execução de tarefas com maior agilidade, maior precisão e menor esforço.

Banco de Dados
Segundo a Wikipedia, bancos de dados ‒ também conhecidos como bases de dados ‒ são coleções de informações que se relacionam de forma a criar um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemasde informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.
São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente é utilizado...
tracking img